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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Intensidade moral e intenções éticas: uma análise da percepção dos agentes decisores do setor de turismo.
metadata.dc.creator: Paes, Taís Alexandre Antunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Francisco José da
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a relação entre a intensidade moral de decisões de marketing e as intenções éticas dos gestores que atuam em atividades turísticas. A temática ética ganhou ênfase na esfera gerencial, no entendimento de que melhores condutas éticas gerariam maiores lucros empresariais. Porém, após os anos 1980, abordagens visando benefícios a nível social passaram a ganhar importância, respaldando outras áreas do conhecimento como o Turismo. Esta área (Turismo) apresenta forte presença em nível de sociedade por envolver diversos tipos de trocas, sejam elas de informações, idéias, produtos, serviços etc., e constituir uma indústria economicamente relevante. Tendo por base estes entendimentos é que foram delineados os objetivos específicos desta pesquisa, que passou pelo desenvolvimento da escala de mensuração da intensidade moral sobre a perspectiva dos gestores de turismo. O construto intensidade moral faz parte da Teoria da Intensidade Moral de Jones (1991), que está fundamentada em seis componentes principais, sendo eles: magnitude das consequências, consenso social, probabilidade de efeito, imediatismo temporal, proximidade e concentração do efeito. Assim, a pesquisa contou com três amostras, sendo duas delas formadas por estudantes e uma pelos gestores da atividade turística. A primeira amostra foi composta por 137 alunos da graduação em turismo e a segunda por 103. Para o grupo dos gestores foram entrevistados 61 indivíduos. Este estudo teve como base um enfoque quantitativo, com uma amostragens por conveniência e acessibilidade, fundamentado em procedimentos estatísticos específicos para a mensuração de construtos de natureza formativa. De forma geral, os objetivos do trabalho foram alcançados, com a validação dos itens e cenários desenvolvidos de maneira consistente. Alguns dos resultados observados, indicam que a variável consenso social foi a que demonstrou exercer influência, em praticamente todos os grupos e cenários turísticos, sobre as intenções éticas de decisores atuais e futuros. Outra constatação refere-se à possibilidade de as características da intensidade moral serem independentes de uma medida geral do construto intensidade moral, visto que as mesmas em conjunto não indicaram constituir uma variável geral de intensidade moral como esperado. Ao final do trabalho, foram apresentadas as sugestões para futuros trabalhos.
Abstract: The main goal of this study was to evaluate the relationship between moral intensity of marketing decisions and the ethical intentions of managers that work in tourist activities. The ethical subject has been emphasized in the managerial field over the last 30 years, in the understanding that a best ethical behaviors would generate higher business profits. However after the 1980´s, approaches aiming social benefits began to gain importance, supporting other areas of knowledge like tourism. This area (Tourism) presents strong presence in level of society, by involving various types of exchanges, whether of information, ideas, products, services etc., and also for constituting an economically important industry. Based on these understandings, the specific objectives of this research were outlined, which involved, in particular, the development of a scale for measuring the moral intensity construct (latent variable) about the perspective of tourism decision makers. The construct of moral intensity is part of the Theory of Moral Intensity developed by Jones (1991), which includes six main components: magnitude of the consequences, social consensus, probability of effect, temporal immediacy, proximity and concentration of the effect. This survey included three samples: two of them were formed by students and the other one by managers of tourism firms. The first sample was composed by 137 undergraduate students in tourism and the second one by 103. For the group of managers, 61 individuals were interviewed. This study was based on a quantitative approach, with sampling based on convenience and accessibility, and used specific statistical procedures for measuring the constructs of formative nature. Overall, the main goals were achieved, with the validation of items and scenarios developed in a consistent way. Some of the observed results indicate that the variable social consensus influences the ethical intentions in almost all the tourist groups of decision makers, including the current and future ones. Another finding refers to the possibility of the characteristics of moral intensity to be considered independent of a single variable measure of the moral intensity construct, since they together did not indicate to statistically form the moral intensity. At the end of the work were presented suggestions for future studies.
Keywords: Intensidade moral
Decisões de marketing
Atividade turística
Moral intensity
Marketing decisions
Tourism activity
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: PAES, Taís Alexandre Antunes. Intensidade moral e intenções éticas: uma análise da percepção dos agentes decisores do setor de turismo.. 2011. 161 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6156
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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