Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Rachelina Sinfrônio de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:03Z-
dc.date.available2011-05-17-
dc.date.available2018-07-21T00:16:03Z-
dc.date.issued2011-03-23-
dc.identifier.citationLACERDA, Rachelina Sinfrônio de. O bambear semiótico no samba: da canção ao salão. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6160-
dc.description.abstractThe following work intends to investigate, through the Semiotics of Culture, united to literary-critical studies of MPB, the intersemiosis in the samba, more precisely, the inter-semiotic dialogue between two systems of distinct languages - the poetry of samba song (verbal language), and the samba ballroom (non-verbal language) -, from a synchronic analysis involving three choreographies mediated by the songs: Deixe Isso pra Lá (Alberto Paz and Edson Meneses) by João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) and Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Such investigation will go of how this dance, understood as a modeling system of seconddegree (as well as the poetry), with an own code and endless combinatorial possibilities will can, in a choreographic representation, not just replicate the poetic system of the song, but modeled, in his own system, new insights and meanings in dialogue with the song. And, this way, contributing to mutual enrichment between the sign systems involved, creating a dynamic for change among languages that define the inventive character of culture in the samba.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 323254 bytes, checksum: 2c62424495ae8a6e925738dfec1dbb14 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 323254 bytes, checksum: 2c62424495ae8a6e925738dfec1dbb14 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2109 bytes, checksum: 8129f6f609ef2165f5a62cd88b592237 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSistema modelizantepor
dc.subjectDiálogo intersemióticopor
dc.subjectPoesia da canção de sambapor
dc.subjectSamba de salãopor
dc.subjectModeling systemseng
dc.subjectInter-semiotic dialogueeng
dc.subjectPoetry of song sambaeng
dc.subjectSamba ballroomeng
dc.titleO bambear semiótico no samba: da canção ao salãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro Neto, Amador-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9410182642792577por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1543332224427767por
dc.description.resumoO seguinte trabalho pretende investigar, através da Semiótica da Cultura unida aos estudos críticos-literários da MPB, a intersemiose no samba, mais precisamente, o diálogo intersemiótico entre dois sistemas de linguagens distintas - a poesia da canção de samba (linguagem verbal) e a dança samba de salão (linguagem não-verbal) -, a partir de uma análise sincrônica envolvendo três coreografias mediadas pelas canções: Deixa isso pra lá (Alberto Paz e Edson Meneses) por João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) e Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Tal investigação partirá de como esta dança, compreendida como um sistema modelizante de 2º grau (bem como a poesia), com codificação própria e possibilidades combinatórias inesgotáveis, poderá, numa representação coreográfica, não apenas reproduzir o sistema poético da canção, mas modelizar, em seu próprio sistema, novas percepções e significações em diálogo com o da canção. E, desta forma, contribuir para um enriquecimento mútuo entre os sistemas de signos envolvidos, gerando uma dinâmica transformadora entre linguagens que definem o caráter inventivo da cultura no samba.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13452/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf315,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.