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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6170
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAgra, Anacã Rupert Moreira Cruz e Costa-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:13Z-
dc.date.available2011-08-02-
dc.date.available2018-07-21T00:16:13Z-
dc.date.issued2011-05-20-
dc.identifier.citationAGRA, Anacã Rupert Moreira Cruz e Costa. O poético no cinema. 2011. 203 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6170-
dc.description.abstractIn this thesis, we critically examine the theories of the poetic text as proposed by Roman Jakobson and Jean Cohen and Michael Riffaterre so as to recognize, from a conciliation of the three theories, a generic model of the poetic concept so as to apply such a model to the cinema. Based also on filmic theories (drawn mainly from Marcel Martin and Yuri Lotman), we investigate how the poetic dimension gets materialized in narrative fiction feature films. From the establishment of a generic model of the poetic mechanism, having verbal poetry as a parameter, we study some particular modes of the poetic configuration in the cinema, elaborating through a wide range of filmic sequences, a series of tropes that constitutes a theoretical-didactic model for the analysis of poetic resources in the cinema.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectPoético fílmicopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectParalelismopor
dc.subjectTeoria fílmicapor
dc.subjectVerbal poetryeng
dc.subjectFilm poetryeng
dc.subjectMetaphoreng
dc.subjectParallelismeng
dc.subjectFilm theoryeng
dc.titleO poético no cinemapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336287299613364por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828998033701962por
dc.description.resumoNesta tese, examinamos criticamente as teorias do texto poético de Roman Jakobson e Jean Cohen e Michael Riffaterre com o intuito de reconhecer, numa conciliação das três teorias, um modelo geral do conceito poético e aplicá-lo ao cinema. Apoiando-nos também em teorias fílmicas (retomadas, principalmente, de Marcel Martin e Yuri Lotman), investigamos como o poético materializa-se em longa metragens narrativos de ficção. A partir do estabelecimento de um modelo geral do mecanismo poético, tomando como exemplo considerações sobre a poesia verbal, estudamos alguns modos particulares de configuração do poético no cinema, elaborando, através de exemplos de sequências fílmicas, uma série de figuras que se constitui como um modelo teórico-didático para a análise de recursos poéticos no cinema.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14325/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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