Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda., Allana Dilene de Araújo de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:35Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:38Z-
dc.date.available2012-05-18-
dc.date.available2018-07-21T00:17:38Z-
dc.date.issued2011-03-18-
dc.identifier.citationMIRANDA., Allana Dilene de Araújo de. Branca de Neve multimídia: a personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6193-
dc.description.abstractAiming to study the character category and its manifestation on three different media, the following work analyzes the Snow White character and its representation in literature, films and comic books. The corpus used in this paper were: the short story Snow White and the seven dwarfs, by Wilhelm and Jacob Grimm; the homonym 1937 animated movie produced by Walt Disney Studios; and the first volume of the miniseries One thousand and one nights of snowfall, a spin-off of the monthly issue Fables, by Bill Willingham. In the first three chapters, this paper presents considerations regarding each individual work, taking into account the specifics of their respective languages, also pointing out the differences between them. For that purpose, we use both the focalization (as defined by Gerrard Genéte) and mise en scène (as per Bordwell and Thompson, 1997) categories. The forth chapter is a direct comparison among the character in its three different versions, analyzing it as adaptation (Linda Hutcheon, 2006) and using as the major analysis criteria the female representation, taking into account production contexts, as appointed by Marina Warner (1999).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3230081 bytes, checksum: d0b2e63f64a8a18ba60d064a0b52363d (MD5) Previous issue date: 2011-03-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3230081 bytes, checksum: d0b2e63f64a8a18ba60d064a0b52363d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-03-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBranca de Nevepor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectSnow Whiteeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectAdaptationeng
dc.titleBranca de Neve multimídia: a personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães., Luis Antonio Mousinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5552282144164418por
dc.description.resumoObjetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estúdios Disney, homônima; e o primeiro volume da minissérie As mil e uma noites, derivada da revista mensal Fábulas, de Bill Willingham. Nos três primeiros capítulos, o trabalho tece considerações a respeito de cada obra individualmente, levando em conta especificidades da linguagem de cada texto, bem como apontando as diferenças entre eles. Para tanto, parte das categorias focalização, conforme definida por Gerrard Genéte (s.d.), e mise-en-scène, como abordada por Bordwell e Thompson (1997). No quarto capítulo, faz uma comparação direta da personagem nas três versões, analisando-a como adaptação, conforme orientado por Linda Hutcheon (2006), e utiliza, como principal critério de análise, a representação feminina, levando em conta contextos de produção, conforme apontado por Marina Warner (1999).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14286/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.