Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Gabriel Domício Medeiros Moura-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:21Z-
dc.date.available2013-01-28-
dc.date.available2018-07-21T00:16:21Z-
dc.date.issued2012-03-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Gabriel Domício Medeiros Moura. Aproveitamentos de rupturas estéticas de vanguarda em contos de Rubem Fonseca. 2012. 178 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6220-
dc.description.abstractWe analyze here how the vanguard historical movement radical critics to the organic concept of artwork, which is made with all the parts being related to each other and according to some unit´s notion, are configured in five Rubem Fonseca´s short stories: O Quarto Selo (Fragmento) (1969), Passeio noturno (Parte I) (1975), Passeio noturno (Parte II) (1975), Livro de ocorrências (1979) e O Cobrador (1979). In this way, our work´s first chapter is about Plato (2006) and Aristotle (1993) philosophical thesis on esthetics and the important differences among each one´s concepts about this subject. Afterwards, we discuss about the esthetical ruptures promoted by vanguards both in Europe and in Brazil along 20th century´s beginning. For this purpose, subjects like vanguard´s origin, its triumph, the main contributions to later periods and the crisis faced by that paradigm will be discussed. In the second chapter, the unsatisfactory definitions about short stories are the object of our discussion. We begin the considerations related to this subject discussing Poe´s (1999) ideas found on his Filosofia da composição and their acritical reception by later authors such as Cortázar (1974) and Moisés (1978), who are also discussed further. Finally, Piglia´s (2004) trying to define short story is discussed with the necessary problematizations. Otherwise, in the third chapter, we develop analysis relative to the narratives mentioned before, searching not only how vanguards´ esthetical ruptures are singularly configured in each case, but also verifying these narrative procedures functionality as they deal with the relation among form and subject found in every single narrative chosen. To achieve this last aim, we recollect contributions from Kermode (1997), Mangueira (2003), Figueiredo (2003), Gil (2008), Schwarz (1992, 1999), Pasta Jr. (1999, 2010) and some other authors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1177488 bytes, checksum: d2e67c42a23f23148b81cd011387326a (MD5) Previous issue date: 2012-03-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1177488 bytes, checksum: d2e67c42a23f23148b81cd011387326a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2012-03-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectVanguardaspor
dc.subjectRupturaspor
dc.subjectCausalidadepor
dc.subjectRubem Fonsecapor
dc.subjectContospor
dc.subjectVanguardseng
dc.subjectRuptureseng
dc.subjectCausalityeng
dc.subjectRubem Fonsecaeng
dc.subjectShort storieseng
dc.titleAproveitamentos de rupturas estéticas de vanguarda em contos de Rubem Fonsecapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araujo, Arturo Gouveia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650852974945751por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6878204061888453por
dc.description.resumoNesse trabalho, analisaremos as assimilações dos questionamentos radicais promovidos pelos movimentos históricos de vanguarda no século XX ao modelo orgânico de obra de arte, concebido segundo a configuração de uma relação de causalidade entre as partes, e à concepção de unidade daí decorrente em cinco contos do escritor brasileiro Rubem Fonseca: O Quarto Selo (Fragmento) (1969), Passeio noturno (Parte I) (1975), Passeio noturno (Parte II) (1975), Livro de ocorrências (1979) e O Cobrador (1979). Assim, o primeiro capítulo de nossa pesquisa será dedicado a reflexões acerca do legado filosófico de Platão (2006) e Aristóteles (1993) referente aos postulados estéticos defendidos por ambos, observando-se aí, principalmente, as diferenças existentes entre o pensamento de cada um deles. Logo a seguir, discorreremos a respeito das rupturas estéticas proporcionadas pelas tendências vanguardistas tanto na Europa quanto no Brasil, abordando o surgimento destas vertentes, seu apogeu, as principais contribuições para os períodos subsequentes e a crise enfrentada pelo paradigma instituído pelas vanguardas em nível nacional e mundial. No início do segundo capítulo, apresentaremos algumas reflexões relativas às impossibilidades de a Teoria do Conto explicar, satisfatoriamente, este tipo de narrativa. Desse modo, começaremos tratando do ensaio de Poe (1999), Filosofia da composição, ainda hoje aclamado, acriticamente, como importante referência conceitual por muitos estudiosos do conto, a exemplo de Cortázar (1974) e Moisés (1978), autores também discutidos, embora mais adiante, nesse momento de nosso trabalho. Ao final, apresentaremos algumas considerações a respeito da tentativa de Piglia (2004) em definir essa modalidade de gênero narrativo. Já o terceiro capítulo será destinado às análises das narrativas contísticas acima mencionadas, buscando-se verificar não somente os modos de aproveitamento das rupturas estéticas de origem vanguardista nesses textos literários, mas também as funcionalidades desses procedimentos narrativos segundo a relação entre forma e conteúdo configurada em cada conto. Para esse fim, recorreremos às contribuições de Kermode (1997), Mangueira (2003), Figueiredo (2003), Gil (2008), Schwarz (1992, 1999) e Pasta Jr. (1999, 2010), dentre outros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14616/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.