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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6243
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Amanda Ramalho de Freitas-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:47Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:20Z-
dc.date.available2014-06-30-
dc.date.available2018-07-21T00:17:20Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.citationBRITO, Amanda Ramalho de Freitas. Humanitas: uma leitura do significado machadiano no filme Quanto vale ou é por quilo?. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6243-
dc.description.abstractAdaptation is one more artistic resource used in cinema to show a fictitious story. The word show also means tell, but it is employed by Linda Hutcheon (2011) when she refers to cinema, by considering it a performance art which has a process of representation centred on the speech of characters played by actors, the actions, sounds and visual images. The process of adaptation has been a resource used in art throughout mankind s history. The symbolist picture in Ofélia (1851), by John Everett Millais, for instance, is a plastic adaptation depicting the death of the Shakespearean character ( Hamlet ). The process of adaptation is a very interesting resource due to the fact that it makes us think of the approximation between different semiotic systems and helps us to observe how one narrative way acquires signification from another. Thus, our work is a study on the short story called Father against mother (1906), by Machado de Assis, and its free adaptation called How much is it or is it by the kilo? (2004), by Sérgio Bianchi. Through a analytical study, we endeavoured to investigate how the Machado de Assis topos fight for survival , symbolized by the predatory relationship and contradiction ( represented by the characters ) is transcoded in the diegetic space of the film. With this in mind, we attempted to observe stylistic features, such as irony, pessimism and realism, as well as structural aspects: characters, time and focus. This category was promptly characterized in our analysis as the narrative element which enabled us to reflect on the film creative process. In order to analyse the function of the narrative focus, we based our assumptions on authors who study the narrative categories in literature, such as Norman Friedman (2002) and mainly Gérard Genette (1989); also Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (1994) and Marcel Martin (2003) who particularly study the narrative focus in cinematographic language.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLiteratura e Cinemapor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectSérgio Bianchipor
dc.subjectFocalizaçãopor
dc.subjectLiterature and Cinemaeng
dc.subjectAdaptationeng
dc.subjectSérgio Bianchieng
dc.subjectFocuseng
dc.titleHumanitas: uma leitura do significado machadiano no filme Quanto vale ou é por quilo?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luis Antonio Mousinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208086522665870por
dc.description.resumoA adaptação é mais um recurso artístico utilizado pelo cinema para mostrar uma história fictícia. O signo mostrar tem o mesmo sentido de contar, mas é empregado por Linda Hutcheon (2011) ao se referir ao cinema, por considerá-lo uma arte performática, que tem um processo de representação centrado na fala de personagens interpretados por atores, nas ações, sons e imagens visuais. O processo adaptativo tem sido um recurso utilizado pela arte em muitas épocas da história da humanidade. O quadro simbolista Ofélia (1851), de John Everett Millais, por exemplo, é uma adaptação plástica da morte da personagem shakespeariana (Hamlet). O processo de adaptação é um recurso muito interessante porque nos permite pensar a aproximação entre sistemas semióticos artísticos diferentes e verificar como um modo narrativo adquire significação a partir de outro. Partindo desse pressuposto, o nosso trabalho é um estudo sobre o conto Pai contra mãe (1906), de Machado de Assis, e sua adaptação livre Quanto vale ou é por quilo?(2004), de Sérgio Bianchi. Procuramos, a partir de um estudo analítico, investigar como o topos machadiano da luta pela sobrevivência , simbolizado pela relação predatória e pela contradição (representado pelos personagens) é transcodificado no espaço diegético do filme. Para tal objetivo, procuramos observar questões estilísticas como a ironia, o pessimismo e o realismo, e aspectos estruturais: personagens, tempo e focalização. Esta categoria se configurou pontualmente, em nossa análise, como o elemento narratológico investigado para se pensar o processo criativo do filme. Para analisar a função do foco narrativo, buscamos suporte teórico nos autores que estudam as categorias narrativas na literatura: Norman Friedman (2002) e principalmente Gérard Genette (1989); além de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (1994) e Marcel Martin (2003) que estudam mais particularmente o foco narrativo na linguagem cinematográfica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17584/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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