Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Edineyalison Wallas Henriques Ferreira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:49Z-
dc.date.available2014-06-30-
dc.date.available2018-07-21T00:16:49Z-
dc.date.issued2013-03-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Edineyalison Wallas Henriques Ferreira. Falha a fala, fala a bala: a construção épica em Cidade de Deus, de Paulo Lins. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6246-
dc.description.abstractIn this piece of work, entitled Falha a fala, fala a bala: The epic construction in Cidade de Deus, by Paulo Lins, we propose a textual analysis of this novel, in which we seek to comprehend how the narrative techniques used and the hero characterization proposed by the narrator are articulated. There is no unity in Cidade de Deus narrative voice, in the sense of a person recognizable in the real world, but it is formed by a mix of different points of view, what causes moral judgments impossible to find a unity. The dynamic form of the narrator shares with the character the incapacity to observe their reality as a whole, and both are involved in an ideology that alienates them and represses their voices as autonomous human beings. Thus, the techniques used by Paulo Lins work as irony, for it conveys that, if the use of such techniques may make the novel a commercial product, on the other hand, the same procedures are revealed to be inefficient to produce positive solutions to the drama theme of the text. In our approach, we follow the footsteps of preexistent critics that seeks to identify marks of literality in Lins novel, and recognize that the techniques used by the narrator, such as the detailed description of violence and the fast pace of action scenes, are not just a thoughtless reproduction of clichés, but has a recognizable function in a text the seeks to be as realistic as possible.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1018985 bytes, checksum: 0fe972e15efcc344f3b012178990107b (MD5) Previous issue date: 2013-03-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1018985 bytes, checksum: 0fe972e15efcc344f3b012178990107b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCidade de Deuspor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectRealismopor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectNarradorpor
dc.subjectCidade de Deuseng
dc.subjectCharactereng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectMoraleng
dc.subjectRealismeng
dc.subjectNarratoreng
dc.titleFalha a fala, fala a bala: a construção épica em cidade de Deus, de Paulo Linspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araujo, Arturo Gouveia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650852974945751por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8176779807257778por
dc.description.resumoEm Falha a fala, fala a bala: A construção épica em Cidade de Deus, de Paulo Lins, propomos uma análise textual deste romance, através da qual buscamos compreender como se articulam as técnicas narrativas utilizadas e a caracterização do herói proposta pelo narrador. A voz narrativa de Cidade de Deus não possui unidade, no sentido de um indivíduo localizável na realidade, mas constitui-se de uma mescla de diversos pontos de vista, o que impossibilita o julgamento moral de encontrar uma unidade. A forma dinâmica do narrador compartilha com o personagem a incapacidade de observar sua realidade como um todo, e ambos estão envolvidos em uma ideologia que os aliena e reprime suas vozes como indivíduos autônomos. Assim, as técnicas utilizadas por Paulo Lins funcionam como uma ironia, pois deixam claro que, se por um lado técnicas provenientes da indústria cultural podem dar à obra um caráter mais comercial, por outro, os mesmos procedimentos são desmascarados como incapazes de produzir solução diante do drama tratado. Em tal abordagem, nos filiamos a uma fortuna crítica que busca localizar aspectos de literariedade no romance de Lins, e reconhecer que as técnicas midiáticas utilizadas pelo narrador, como a minuciosa descrição da violência e a velocidade nas cenas de ação, antes de serem uma mera reprodução impensada de clichês, possuem funcionalidade estrutural numa obra que busca ser a mais realista possível.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16806/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf995,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.