Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wandeir Araújo da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:50Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:43Z-
dc.date.available2014-06-30-
dc.date.available2018-07-21T00:16:43Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Wandeir Araújo da. Universos fantásticos: os contos de Lygia Fagundes Telles. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6253-
dc.description.abstractThis research intends to analyze the short-stories As formigas , O encontro , A mão no ombro A estrela branca e Lua crescente em Amsterdã , written by the brazilian author Lygia Fagundes Telles. We believe that the mentioned narratives can be used to evaluate the theories of the fantastic in this case, especially, the theory presented by the franco-bulgarian philosopher Tzevtan Todorov. Thus, we propose to observe how the fantastic is constructed, focusing on what we find in The fantastic: a structural approach to a literary genre. According to presented in this study, we believe that some Todorov s assertions about the fantastic can be reviewed. We inquire many structural factors presented in the definition of fantastic proposed by the theorist. As we can see in Telles short-stories, such a theory not always seems to include all the aesthetical resources used to create the fantastic. In the end of research, we also comment the social function of the genre, once that Todorov believes that the fantastic is attached only to the literary production found in the centuries XVIII and XIX. Telles short-stories show that contemporary writers continue to explore the themes of the fantastic however, they present new ways of composition.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 768629 bytes, checksum: 60aaa63aa1f35ff8cea03c8cb26bd4e9 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 768629 bytes, checksum: 60aaa63aa1f35ff8cea03c8cb26bd4e9 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2131 bytes, checksum: 8bcea955e2cdf35384789fc8a3e7962b (MD5) Previous issue date: 2013-03-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLygia Fagundes Tellespor
dc.subjectTzvetan Todorovpor
dc.subjectContopor
dc.subjectLiteratura fantásticapor
dc.subjectLygia Fagundes Telleseng
dc.subjectTzvetan Todoroveng
dc.subjectShort-stoyeng
dc.subjectFantastic literatureeng
dc.titleUniversos fantásticos: os contos de Lygia Fagundes Tellespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Schneider, Liane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9622374398712500por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401245812511031por
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende analisar os contos As formigas , O encontro , A mão no ombro , A estrela branca e Lua Crescente em Amsterdã , da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Acreditamos que os contos mencionados podem ser usados para avaliar as teorias do fantástico neste caso, mais especificamente, a do filósofo búlgaro-francês Tzvetan Todorov. Sendo assim, propomos a observação da construção do fantástico, baseando-nos no que encontramos em Introdução à literatura fantástica. Conforme o que apresentamos neste estudo, acreditamos que algumas afirmações de Todorov sobre o fantástico devem ser revistas. Destacamos o questionamento de muitos fatores de ordem estrutural apresentados na definição de fantástico proposta pelo teórico. Como vemos ao analisar os contos de Telles, tal teoria nem sempre parece dar conta dos diversos recursos estéticos utilizados na criação do fantástico. Por fim, também comentamos a função social do gênero fantástico, uma vez que Todorov acredita que o fantástico se limita à produção dos séculos XVIII e XIX. Os contos de Telles mostram que os escritores contemporâneos continuam explorando os temas do fantástico entretanto, apresentando apenas novas formas de composição.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14769/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf750,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.