Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Luís André Bezerra de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:51Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:20Z-
dc.date.available2014-07-17-
dc.date.available2018-07-21T00:16:20Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luís André Bezerra de. Sob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicas. 2013. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6255-
dc.description.abstractTropicalia emerged in late 1967 with the songs ―Alegria, Alegria‖ (Caetano Veloso) and ―Domingo no Parque‖ (Gilberto Gil). But it was in 1968 that the musical movement left his major works recorded. In that year were released records by Tom Zé, Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil and the collective record Tropicália ou panis et circensis. These albums represented a new moment in the Brazilian Music: opening the explicit cultural dialogues with other countries and with different artistic languages. Our work investigates how was, parallely, turned towards the Brazilian graphic design, from the analysis of the covers of these records, discussing the images with the songs. We started from Luiz Tatit s studies on song and the concept of cultural dialogue according to the Semiotics of Culture.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2359059 bytes, checksum: 63873d1da8ab460889db4579b9db0d7b (MD5) Previous issue date: 2013-03-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2359059 bytes, checksum: 63873d1da8ab460889db4579b9db0d7b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1946 bytes, checksum: 505f5b73444c09082c44e8ffbbcc5319 (MD5) Previous issue date: 2013-03-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTropicáliapor
dc.subjectCançãopor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectCapas de discospor
dc.subjectSemiótica da Culturapor
dc.subjectTropicáliaeng
dc.subjectSongeng
dc.subjectGraphic designeng
dc.subjectAlbum coverseng
dc.subjectSemiotics of Cultureeng
dc.titleSob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ribeiro Neto, Amador-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9410182642792577por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6815404103396040por
dc.description.resumoA Tropicália surgiu no final de 1967, com as canções ―Alegria, alegria‖ (Caetano Veloso) e ―Domingo no parque‖ (Gilberto Gil). Mas foi em 1968 que o movimento musical deixou registrado em disco suas principais obras. Naquele ano foram lançados os discos de Tom Zé, Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e o disco coletivo Tropicália ou panis et circensis. Estes álbuns representaram um novo momento na canção brasileira: da abertura explícita aos diálogos culturais com outros países e com diversas linguagens artísticas. Nosso trabalho investiga como se deu, paralelamente, a virada de rumo no design gráfico brasileiro, a partir da análise das capas destes discos, dialogando as imagens com as canções. Partimos dos estudos de Luiz Tatit sobre canção e do conceito de diálogo cultural segundo a Semiótica da Cultura.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14581/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.