Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Ana Lúcia Maria de Souza-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:51Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:44Z-
dc.date.available2014-08-07-
dc.date.available2018-07-21T00:17:44Z-
dc.date.issued2014-03-14-
dc.identifier.citationNEVES, Ana Lúcia Maria de Souza. Um atalho, uma clareira, coisa assim, no caminho : reflexões sobre os lugares de Henriqueta Lisboa no contexto da literatura brasileira. 2014. 187 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6258-
dc.description.abstractThis thesis investigates the dialogue of the writer Henriqueta Lisboa with male and female poets and essayists of her time. We have analyzed the writer s intellectual journey with reference to her position ahether as a poet, au educator and a literary critic, in order to perceive how she presented herself, and how others saw her, as well as the tactics she performed in her dialogue with the Other. We have selected the writings of Henriqueta (letters, poems, anthologies, essays) as our objects of study. In the course of this discussion, we have also included interviews and the poet s own statements, with the objective of broadening our understanding of Henriqueta as a poet, a theorist and a critic. We have sought to employ different theoretical perspectives in this work. In reference to power relations and their implications, interlinked to socio-historic questions about the place occupied by the writer and her work, we have utilized the theories of Michel Foucault (1987; 2004) and Michel de Certeau (1994). In the area of literary criticism we have based our work on Culler (1999), Pellegrini (1999), Perrone-Moisés (2005) Süssekind (2002) and Candido (1999). Regarding the issue of comprehending lyric poetry in tradition and modernity, the theories of Hegell (1993), Steiner (1988), Adorno (2003), Berardinelli( 2007), Hamburger (2007), Elliot (1972), Bosi (1994), (2000), and Paz (2009) have served as the basis. In the discussion on genre, the theories of Del Priore (2001), (2010), Duarte (2003), (2010), Gens (2003), Hollanda (1993), Monteiro (2008), Perrot (2013), Swain & Muniz (2005), and Scott (2011) have served as the foundation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1708684 bytes, checksum: 9fce12aec0e7d3bec01068d7d6fc5700 (MD5) Previous issue date: 2014-03-14eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1708684 bytes, checksum: 9fce12aec0e7d3bec01068d7d6fc5700 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2466 bytes, checksum: 2eab4562b975a2511a25d7c40985d689 (MD5) Previous issue date: 2014-03-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectHenriqueta Lisboapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectCrítica literáriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectHenriqueta Lisboaeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectLiterary Criticismeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGenreeng
dc.titleUm atalho, uma clareira, coisa assim, no caminho : reflexões sobre os lugares de Henriqueta Lisboa no contexto da literatura brasileirapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alves, José Hélder Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109484291102170por
dc.description.resumoEsta tese investiga o diálogo da escritora Henriqueta Lisboa com poetas, poetisas e ensaístas do seu tempo. Analisamos o percurso intelectual da escritora no que diz respeito aos lugares por ela ocupados como poetisa-educadora-crítica literária, a fim de perceber de que forma a escritora se colocava e como os outros a colocavam, bem como as táticas mobilizadas pela autora no seu diálogo com o Outro. Elegemos como objeto de estudo: os escritos de Henriqueta (cartas, poemas, antologias e ensaios). Ao longo da discussão, lançamos mão também de entrevistas e depoimentos da poetisa com o objetivo de alagarmos a nossa compreensão de Henriqueta enquanto poetisa, teórica e crítica. Buscamos embasamento teórico em diferentes perspectivas: no que se refere às relações de poder e suas implicações imbricadas nas questões histórico-sociais acerca do lugar ocupado pela escritora e pela sua obra, lançamos mão de Michel Foucault (1987; 2004) e Michel de Certeau (1994); no âmbito da crítica literária nos apoiamos em Culler (1999), Pellegrini (1999), Perrone-Moisés (2005) Süssekind (2002), Candido (1999); sobre a problemática da compreensão da poesia lírica na tradição e modernidade, embasamo-nos em Hegell (1993), Steiner (1988), Adorno (2003), Berardinelli (2007), Hamburger (2007), Elliot (1972), Bosi (1994), (2000), Paz (2009); sobre gênero, alicerçamos a discussão em Del Priore (2001), (2010), Duarte (2003), (2010), Gens (2003), Hollanda (1993), Montero (2008), Perrot (2013), Swain & Muniz (2005), Scott (2011).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14758/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.