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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Emmanuela Nogueira Nitão-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:53Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:44Z-
dc.date.available2014-08-14-
dc.date.available2018-07-21T00:17:44Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.citationDINIZ, Emmanuela Nogueira Nitão. Imagem do sol, Linha Segmentada e A Caverna na Politeia de Platão. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6261-
dc.description.abstractLe présent étude a l intention de réaliser une analyse opére avec les images s utilisées pour Platon à l intérieur du contexte de la Politeia vulgairement connu comme République , à la fin du livre VI et du début du livre VII, afin de montrer que les traductiones ne peuvent pas transmettre les idées platoniciennes par le rapport entre le Bien et le Soleil, lefils du Bien, la Ligne [Segmentée] et la Caverne thème du corpus ici étudie. Le anachronisme issu de ce procès de traduction, en effet, assombrit le voir du Platon, non pas pour l incompétence des traducteurs, mais à cause des langues modernes qu ils se soutiennent, specialment, dans traductions latines classiques au cours du temps et pour démontrer une grande influence sort dans le dificulté d interpreter l original en grec ancien sait dans le vocabulaire latin que ne possede pas la même concretude et la même richesse d aspects verbaux ainsi que l usage des participes, par exemple, que succède dans les texts grecs. Toutes les traductione du Politeia sont contagées par une vocabulaire latin que paradoxalment Il a pris a penser comme la philosofie du platon. On rapport avec corpus platonicum delimitée, est possible prouver que Platon n a pas écrit, précisément, une méthaphore du Soleil, n a pas distingue exactement un monde sensible d un monde visible dans sa Ligne, ni n a pas écrit un mythe du caverne. En verité, ce qui parait dans la litterature platonicienne, est que il utilize des images εἰκόνες pour essayer atteindre celle qui n a pas été atteint pour la nature humaine: le connaissance du Bien ηὸ ἀγαθὸν , car, est seulement através de ces images que la pensée et la langue grecque ont constru un chemin au-delà de μεθοδὸν pour atteindre la verité des choises, donc, l´éducation παιδέια est posté au centre de l âme humaine ψυχή , elle deviendra libre pour réaliser ou construire ce chemin dialeticque dans la recherché de la réalité.fra
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectPoliteiapor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectPaideiapor
dc.subjectPlatãopor
dc.subjectImagesfra
dc.subjectRépubliquefra
dc.subjectDialoguefra
dc.subjectMythefra
dc.subjectPaideiafra
dc.subjectPlatonfra
dc.titleImagem do sol, Linha Segmentada e A Caverna na Politeia de Platãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques Junior, Milton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197051313102666por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893605907840504por
dc.description.resumoO presente estudo trabalha com as imagens do tratado de Platão Politeia, vulgarmente conhecida como República, no final do Livro VI e no início do Livro VII, com a finalidade de mostrar o problema das traduções modernas não dão conta de transmitir as ideias platônicas sobre a relação do Bem com o Sol, o Filho do Bem, a Linha Segmentada e a Caverna tema do corpus aqui estudado , não por incompetência dos tradutores, mas por causa das línguas modernas que se apoiaram especialmente nas traduções latinas clássicas ao longo do tempo e por demonstrarem uma grande influência tanto na dificuldade de interpretar o original em grego clássico quanto no vocabulário latino que não possui a mesma concretude e a mesma riqueza de aspectos verbais bem como o uso dos particípios, por exemplo, que acontece nos textos gregos. Todas as traduções da Politeia estão contaminadas por um vocabulário latino que paradoxalmente aprendeu a pensar com a filosofia de Platão. Com relação ao corpus platonicum delimitado, é possível provar que Platão não escreveu nenhuma Metáfora do Sol, não distinguiu exatamente um mundo sensível de um mundo inteligível em sua Linha Segmentada, nem escreveu um Mito da Caverna. Na verdade, o que acontece na literatura de Platão é que ele se utiliza de imagens εἰκόνες para tentar atingir o que não pode ser atingido pelo homem: o conhecimento do Bem ηὸ ἀγαθὸν , pois, é somente através dessas imagens que o pensamento e a língua grega construíram um caminho além μεθοδὸν para alcançar a verdade das coisas. Portanto, a educação παιδέια sendo posta no cerne da alma ψυχή humana, ele se tornará livre para trilhar esse caminho dialético em busca do que é a realidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14746/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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