Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Monica Cristina Nascimento-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:43Z-
dc.date.available2014-09-08-
dc.date.available2018-07-21T00:17:43Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationNUNES, Monica Cristina Nascimento. O sertão romântico: leitura de O Sertanejo, de Alencar, e de Inocência, de Taunay. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6274-
dc.description.abstractThis work, The romantic hinterland: reading O sertanejo, from Alencar, and Inocência, from Taunay, investigates the backwoods theme in literary representation, particularly, in the two works in question. The first contacts between Indians and colonists were responsible for the formation of a miscegenation that would be represented in the literary imagination, and would be highlighted by the writers of the nineteenth century. In this configuration, the Indian component was followed by a result of miscegenation with the Portuguese colonizers, the backcountry man. Thus, we divide the work into two parts. At first, we studied the Brazil-backcountry from José de Alencar, through the representations of the earth, the backcountry man and woman. Second, we study the Brazil-backcountry from Taunay, with his backcountry man and woman. To do so, this study was supported by the dialectical criticism of Antonio Candido and his disciples, and by the appliance of the understanding concepts of the backcountry universe disseminated by the sociologist and anthropologist Darcy Ribeiro, as well as, by Sergio Buarque de Holanda . Thus, literary, historical and sociological elements were brought together to an intertextual analysis of the various constituents of the nuances present in the backcountry universe in the researched literary corpus, O sertanejo and Inocência.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1056086 bytes, checksum: b26ddaaca87851b370c007148e02b85e (MD5) Previous issue date: 2014-03-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1056086 bytes, checksum: b26ddaaca87851b370c007148e02b85e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2041 bytes, checksum: 9850c1d086843cd1552b28bd5e88174d (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLiteratura e culturapor
dc.subjectO Sertanejopor
dc.subjectInocênciapor
dc.subjectTerrapor
dc.subjectHomempor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectLiterature and cultureeng
dc.subjectO Sertanejoeng
dc.subjectInocênciaeng
dc.subjectEartheng
dc.subjectManeng
dc.subjectWomaneng
dc.titleO sertão romântico: leitura de O Sertanejo, de Alencar, e de Inocência, de Taunaypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Wilma Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5739406363631781por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756535649216526por
dc.description.resumoO presente trabalho, O Sertão romântico: leitura de O sertanejo, de Alencar, e de Inocência, de Taunay, investiga a temática sertaneja na representação literária, n O sertanejo e Inocência. Os primeiros contatos entre índios e colonizadores foi responsável pela formação de uma miscigenação que seria representada no imaginário literário, forma também bastante disseminada e utilizada pelos literatos do século XIX. Nesta direção, o elemento silvícola foi seguido por sua resultante da miscigenação do colonizador com o português, o sertanejo. Destarte, dividimos o trabalho em duas partes. Na primeira, estudamos O Brasil-sertanejo de José de Alencar, configuradas as representações da terra, do homem e do feminino sertanejo; Na segunda, estudamos O Brasil-sertão de Taunay, com seu homem e mulher sertanejos. Para tanto, utilizamo-nos dos estudos da crítica dialética do pesquisador Antonio Candido e seus discípulos, e aplicamos os conceitos da apreensão do universo sertanejo disseminados pelo antropologista e sociólogo Darcy Ribeiro, além da contribuição de Sergio Buarque de Holanda. Foram englobados, desta forma, elementos literários, históricos e sociológicos, numa combinação da intertextualidade dos diversos matizes constituintes do universo sertanejo presentes nos corpus literários aqui estudados, O Sertanejo e Inocência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14759/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.