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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6275
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Ariela Fernandes-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:43Z-
dc.date.available2014-09-08-
dc.date.available2018-07-21T00:16:43Z-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.citationSALES, Ariela Fernandes. A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6275-
dc.description.abstractThe current work intends to analyze betrayal in action at the play A mulher sem pecado, by Nelson Rodrigues. The perception that the title of genius author was compared to damned one, led us to observe which precepts led the author´s playwriting production, seeking the roots of his theater in Brazilian Modernism. Apart from the relations with such esthetic movement, we seek noticing, in his poetic, the importance of concepts connected to tragedy, to fait divers, and to melodrama, used at analysis, of chosen corpus. Talking about a handicapped husband´s obsession, Olegário, by his wife, Lídia, the play is about a constant persecution, with dynamic dialogues and tension measured by the interruption of such dialogues. Analysis allow us to say that Nelson Rodrigues endow the play of an occult complexity, weaving elements that hides, a conection of dramatic genre that leads on stage, trhough formal transgressions, the transgression of a woman which had no sins.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectNelson Rodriguespor
dc.subjectTragédiapor
dc.subjectFait diverspor
dc.subjectMelodramapor
dc.subjectNelson Rodrigueseng
dc.subjectTragedyeng
dc.subjectFait diverseng
dc.subjectMelodramaeng
dc.titleA voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodriguespor
dc.title.alternativeThe insidious voice of treason: tragedy, melodrama and fait divers at A mulher sem pecado, of Nelson Rodrigueseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Sandra Amélia Luna Cirne de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692262228730123por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785620982049082por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a traição como ação na obra A mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. A percepção de que o título de autor genial recebia contrastes com o de autor maldito, levou-nos a observar quais preceitos nortearam a produção dramatúrgica do autor, buscando raízes do seu teatro no Modernismo brasileiro. Afora as relações com tal movimento estético, procuramos perceber a importância, em sua poética, de conceitos ligados à tragédia, ao fait divers e ao melodrama, utilizados na análise do corpus escolhido. Tratando da obsessão de um marido paralítico, Olegário, por sua esposa, Lídia, a peça configura uma perseguição constante, com diálogos dinâmicos e tensões pautadas nas interrupções de tais diálogos. Análises permitem-nos dizer que Nelson Rodrigues dota a peça em questão de uma complexidade oculta, tecendo elementos que escondem, no trato de uma temática tão corriqueira como o adultério, um imbricamento de gêneros dramáticos que leva ao palco, através de transgressões formais, a transgressão de uma mulher que não possuía pecados.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14736/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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