Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Rinah de Araújo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:35Z-
dc.date.available2014-10-22-
dc.date.available2018-07-21T00:16:35Z-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.citationSOUTO, Rinah de Araújo. O olho, a mão e o caleidoscópio: espaço(s) e violência em contos de Teolinda Gersão. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6283-
dc.description.abstractThis dissertation aimed at analyzing four short stories from the book A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, by the Portuguese writer Teolinda Gersão. Those are: Encontro no S-Bahn , A mulher que prendeu a chuva , A ponte na Califórnia and Um casaco de raposa vermelha . For this, we relied on the theoretical proposal by Wolfgang Iser, in particular literary anthropology in the category of violence, according to the assumptions of René Girard, and by the method titled topoanalysis, we want to identify possible answers to the following questions: To what extent when literature is interlocking the real with fiction and imaginary can it give us clues to rethink how anthropos - as a perceptive subject - reacts before a space that is unknown? And what about borderline spaces? In which way does the human being respond to the direct conflict of his or her desires with alienating processes with other forms of valid knowledge? What are the implications of that? How the violence is presented? We verified that all short stories analyzed presented a prominence of feminine perspective in common, the presence of a scapegoat, and the conflict that generates violence in spaces, when they are urban, intimate, borderlines or "non-places".eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1175806 bytes, checksum: 57ae7b385bb8bbdf21b4b0e34d85b84e (MD5) Previous issue date: 2014-03-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1175806 bytes, checksum: 57ae7b385bb8bbdf21b4b0e34d85b84e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2192 bytes, checksum: a584f8779201f0dcb94ff40ca9165a6f (MD5) Previous issue date: 2014-03-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLiteratura portuguesa pós-25 de Abrilpor
dc.subjectTeolinda Gersãopor
dc.subjectEspaço literáriopor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectDesejopor
dc.subjectBode expiatóriopor
dc.subjectAntropologia literáriapor
dc.subjectPortuguese literature after April 25eng
dc.subjectTeolinda Gersãoeng
dc.subjectLiterary spaceeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectDesireeng
dc.subjectScapegoateng
dc.subjectLiterary anthropologyeng
dc.titleO olho, a mão e o caleidoscópio: espaço(s) e violência em contos de Teolinda Gersãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lúcio, Ana Cristina Marinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730334464360416por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4999161297381210por
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a analisar quatro contos integrantes do livro A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, da escritora portuguesa Teolinda Gersão, a saber: Encontro no S-Bahn , A mulher que prendeu a chuva , A ponte na Califórnia e Um casaco de raposa vermelha . Para tanto, nos baseamos na proposta teórica de Wolfgang Iser, nomeadamente a antropologia literária; na categoria da violência, segundo os pressupostos de René Girard; e através do método intitulado topoanálise buscamos, ao final, apontar possíveis respostas para as seguintes questões: Até que ponto a literatura ao imbricar o real com o fictício e o imaginário, pode nos dar pistas para (re)pensar como o anthropos - enquanto sujeito perceptivo - reage diante de um espaço que lhe é desconhecido? E em meio a espaços fronteiriços? De que maneira o ser humano responde ao confronto direto com os seus desejos, com processos alienantes, com outras formas de conhecimento válido? Quais as implicações disso? Como a violência se apresenta? Verificamos que todos os contos enfocados apresentam em comum a voz feminina em destaque, a presença do bode expiatório e o confronto que gera violência em meio a espaços, sejam eles urbanos, íntimos, fronteiriços ou não-lugares .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14676/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.