Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Albergio Claudino Diniz-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:45Z-
dc.date.available2014-10-22-
dc.date.available2018-07-21T00:16:45Z-
dc.date.issued2014-03-24-
dc.identifier.citationSOARES, Albergio Claudino Diniz. O virtuosismo nos escritos sobre música de Mário de Andrade: um olhar discursivo. 2014. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6284-
dc.description.abstractTaking into account the most diverse discourses about musical practices in Western civilization, it can be seen that what was built up around the phenomenon of virtuosity was significantly present at several moments in the history of this art. The discourses for, and even those against, the presence of virtuosity in music show that, besides being real, this presence has the power to shape the society in which it operates. This research rests its theoretical and analytical basis on the French concepts of Discourse Analysis, through the categories developed by Michel Foucault in many studies conducted throughout his investigative journey of the human sciences, such as: power-knowledge, truth-power, resistance and strategy. These sets of concepts allowed us to understand how the issue of virtuosity in music constituted a subject of discourse in Mário de Andrade s speeches and writings about music, materialized in his "Complete Works". This research made it possible to observe that Mario de Andrade s discursivity about virtuosity in music had a relationship with his militancy in Brazilian nationalist and modernist movements. At the same time, his discourse turned to be one of the elements of resistance to the European music practice prevailing in Brazilian scenery as well as a struggle strategy to build up a musical culture of genuinely Brazilian national character.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7738477 bytes, checksum: 48a482d7678d955e3b53a8f8aaca2303 (MD5) Previous issue date: 2014-03-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7738477 bytes, checksum: 48a482d7678d955e3b53a8f8aaca2303 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 5318 bytes, checksum: 5eb52202cbeb82aa77fca560353ddae3 (MD5) Previous issue date: 2014-03-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectVirtuosismopor
dc.subjectMário de Andradepor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectVirtuosityeng
dc.subjectMário de Andradeeng
dc.titleO virtuosismo nos escritos sobre música de Mário de Andrade: um olhar discursivopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lucena, Ivone Tavares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2941800746805646por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5390632238736083por
dc.description.resumoDentre os mais diversos discursos sobre as práticas de música na civilização ocidental, o que se construiu em torno do fenômeno do virtuosismo mostrou-se significativamente presente em vários momentos da história dessa arte. Os discursos que vão ao encontro e, em contrapartida, os discursos que vão de encontro à presença do virtuosismo na música nos mostram que esta presença, além de real, tem o poder de moldar a sociedade na qual se inserem. A pesquisa que empreendemos teve como base teórico-analítica a Análise de Discurso de Linha Francesa, através das categorias desenvolvidas por Michel Foucault nos diversos estudos que realizou ao longo de sua trajetória investigativa das ciências humanas, tais como saber-poder, verdade-poder, resistência e estratégia. Este conjunto de conceitos nos permitiu compreender como a questão do virtuosismo na música se constituiu num objeto de discurso nos ditos e escritos sobre música de Mário de Andrade, materializados no conjunto de suas Obras Completas . A pesquisa nos possibilitou observar que a discursividade marioandradina sobre o virtuosismo na música possuía uma relação com sua militância nos movimentos nacionalista e modernista brasileiros e que, ao mesmo tempo, essa discursividade se constituiu num dos elementos de resistência à prática de música europeia vigente no cenário brasileiro e numa estratégia de luta na construção de uma cultura musical de caráter nacional genuinamente brasileiro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14771/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.