Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6290Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Michel de Lucena | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:40:01Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:17:41Z | - |
| dc.date.available | 2014-10-22 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:17:41Z | - |
| dc.date.issued | 2014-04-04 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Michel de Lucena. Orfeu da Conceição: ressignificação do mito a partir da carnavalização do trágico. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6290 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to analyze the Orfeu da Conceição play (1956) by Vinícius de Moraes, understanding it as a carnivalized tragedy. To formalize this paper, a semiotic study will be conducted to understand how the process of redefinition of Greek myth occurred from the perspective of Bakhtin carnivalization. Having the Semiotics of Culture as theoretical and methodological support, the elements ranging from Greek tragedy and religion to the samba origin, their relationship with Candomblé, coming to an understanding of the twentieth century Brazilian theater will be studied. The Semiotics of Culture will help us understand how the process of "translation tradition" occurred, ie the adaptation of the Greek myth into the hillside home in the 1950s, roaming the fields of dramatic text and music. Finally, with this dissertation, it is expected to have contributed to the field of semiotic studies applied to the theater. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6627694 bytes, checksum: 9b891fb7b13bc4421be61152bf9bc364 (MD5) Previous issue date: 2014-04-04 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:17:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6627694 bytes, checksum: 9b891fb7b13bc4421be61152bf9bc364 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2114 bytes, checksum: e82af0b693b3cad6c4b2f9a41c837b7c (MD5) Previous issue date: 2014-04-04 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Orfeu da Conceição | por |
| dc.subject | Semiótica da Cultura | por |
| dc.subject | Carnavalização | por |
| dc.subject | Modelização | por |
| dc.subject | Teatro | por |
| dc.subject | Música | por |
| dc.subject | Orfeu da Conceição | eng |
| dc.subject | Semiotics of Culture | eng |
| dc.subject | Carnivalization | eng |
| dc.subject | Modelling | eng |
| dc.subject | Theatre | eng |
| dc.subject | Music | eng |
| dc.title | Orfeu da Conceição: ressignificação do mito a partir da carnavalização do trágico | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Elinês de Albuquerque Vasconcélos e | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4197345213934883 | por |
| dc.contributor.advisor-co1 | Costa, Valério Fiel da | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5177466124567380 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5855036536727699 | por |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe a analisar a peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinícius de Moraes, entendendo-a como uma tragédia carnavalizada. Para formalizar este trabalho será realizado um estudo semiótico para entender como ocorreu o processo de ressignificação do mito grego sob a perspectiva da carnavalização bakhtiniana. Tendo como suporte teórico e metodológico a Semiótica da Cultura, serão estudados os elementos que vão desde a tragédia e a religião grega até a origem do samba carioca, sua relação com o candomblé, chegando à compreensão do teatro brasileiro do século XX. A Semiótica da Cultura nos ajudará a compreender como ocorreu o processo de tradução da tradição , ou seja, a adaptação do mito grego ao morro carioca na década de 1950, passeando pelos domínios do texto dramático e da música. Finalizando, com esta dissertação espera-se que tenha contribuído com o campo de estudos semióticos aplicados ao teatro. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Letras | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14747/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 6,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
