Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMudo, Relma Lúcia Passos de Castro-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:40:04Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:43Z-
dc.date.available2010-04-23-
dc.date.available2018-07-21T00:17:43Z-
dc.date.issued2009-07-10-
dc.identifier.citationMUDO, Relma Lúcia Passos de Castro. A constituição de sujeitos e sentidos em contextos de ensinoaprendizagem de língua inglesa e seus reflexos na profissionalização. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6300-
dc.description.abstractBecause of the enlargement of commercial frontiers in the region of São Francisco valley, the crescent number of school idioms in Petrolina-PE city, the globalization and its repercussion in the socio-historical-cultural process and the appearance of exportation and importation companies of products and service in the region, the present dissertation has as objective to investigate the importance of English Language domain in Secretariado Executivo and Comércio Exterior courses at FACAPE in the work market in reference to communication process, spoken or written one. The theoretic guide is centered in Discourse Analysis presupposes, of French orientation, that reflects about the elements which moves the relations among discourse, culture, history, subject and sense, and also it recommends a theoretic board which align them to the English language and the learning, for indicating how the idiom has influenced in the professional inclusion and exclusion of the involved subjects. The discursive corpus is constituted by a set of discursive sequences, obtained in semi-structured interviews. To this, the students and professor s conceptions were investigated which refer to English Language teaching-learning and the professional practice in the courses mentioned above, and also the employment expectations in relation to the work market requirements of a VALEXPORT company s representative. Five students from Secretariado Executivo and Comércio Exterior Courses, three professors from FACAPE who teach English Language and two employees from VALEXPORT Company contributed to the research. The caught result proposes, to the students, contributions to a critical reflection of the mentioned problems. So, by understanding better the society dynamism where they live, could notice themselves as life elements of political force and transforming capacity, and also make structured changes which point to a fairer society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 670593 bytes, checksum: 67b8283fde6c3f511de1b717fb2efba0 (MD5) Previous issue date: 2009-07-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 670593 bytes, checksum: 67b8283fde6c3f511de1b717fb2efba0 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 2138 bytes, checksum: e9a1afbef86f7e596688354f7a3bc65d (MD5) Previous issue date: 2009-07-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEnsino-aprendizagem da Língua Inglesapor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectEnglish Language teaching-learningeng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectSenseeng
dc.titleA constituição de sujeitos e sentidos em contextos de ensinoaprendizagem de língua inglesa e seus reflexos na profissionalizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, José Wanderley Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470236651956865por
dc.description.resumoEm virtude do alargamento de fronteiras comerciais na região do Vale do São Francisco, o aumento do número de escolas de idiomas na cidade de Petrolina-PE, a globalização e sua repercussão no processo sócio-histórico-cultural e o surgimento de empresas de exportação e importação de produtos e serviços na região, a presente dissertação tem como objetivo investigar a importância do domínio da Língua Inglesa e seus efeitos de sentido na prática profissional junto aos alunos e professores de idiomas dos cursos de Secretariado Executivo e Comércio Exterior da FACAPE no mercado de trabalho no que se refere ao processo de comunicação, seja falado ou escrito. O marco teórico centra-se nos pressupostos da Análise de Discurso, de orientação francesa, que refletem sobre os elementos que movimentam as relações entre discurso, cultura, história, sujeito e sentido, como também preconiza um quadro teórico que os alie à Língua Inglesa e à aprendizagem, a fim de que indiquem como o idioma tem influenciado na inclusão ou exclusão profissional dos sujeitos envolvidos. O corpus discursivo é constituído por um conjunto de sequências discursivas, obtidas em entrevistas semiestruturadas. Para tanto, foram investigadas as concepções dos alunos e professores no que se referem ao ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e a prática profissional nos cursos acima citados, bem como as expectativas empregatícias em relação às exigências do mercado de trabalho de um representante da Empresa VALEXPORT. Cinco alunos dos cursos de Secretariado Executivo e Comércio Exterior, três professores da FACAPE que lecionam a disciplina Língua Inglesa e dois representantes da empresa VALEXPORT foram colaboradores da pesquisa. O resultado apreendido propõe, para os alunos, contribuições para uma reflexão crítica dos problemas abordados. Assim, ao compreenderem melhor a dinâmica da sociedade em que vivem, poderão perceber-se como elementos ativos de força política e capacidade de transformar e, até mesmo, viabilizar mudanças estruturais que apontem para um modelo mais justo de sociedade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14757/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf654,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.