Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Edjane Gomes de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:40:05Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:40Z-
dc.date.available2010-06-22-
dc.date.available2018-07-21T00:17:40Z-
dc.date.issued2010-05-07-
dc.identifier.citationASSIS, Edjane Gomes de. Veja, Istoé e Época: recontando a história no universo midiático.. 2010. 186 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6305-
dc.description.abstractThe history rewritten by the historians of the moment Veja, Istoé and Época reappears through strategies that mean the discursive happening. This research could conduce us to see that the form how the media discourses rewrite a history is submitted to representation games, and to all the technical set, graphic apparatus, images, an intericonicity/interdiscursivity that delineates the sayings. Such vehicles from where history is retold, speak from places, spaces determinated in the social environment. They retake, through register, tracks from other discourses, knowledges form other times to construct meanings. Although they make use of an ideology towards to the new in the immediate moment, we observe in the magazines discourses, a reproduction of old discourses immortalized in the traditional history. The sayings produced by the media establish meanings in the imaginary of the subjects and the narrated histories reproduce the ideology of the winner. The discourses reappear full of values that distinguish the sovereignty discourse, the progress, the modernity and, at the same time, reproduce values stigmatized in the social instances. The journalists on this way, tell the facts from a place and determinated position. We could verify, with the theoretical support of Discourse Analysis from the French line and, above all, how the foucaultian look under the discourses and the registers, a history that comes through movements of other discourses that constitute meanings in the social setting. And, so, we can reflect about the effects that are established in the opacity of the tests from the three magazines identifying the social, historical and ideological aspects that constitute such issues, analyzing the truths and the truth games that sustain the sayings.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:40:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1283574 bytes, checksum: 3303e862bad05cfd4ec862920dabdfe9 (MD5) Previous issue date: 2010-05-07eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1283574 bytes, checksum: 3303e862bad05cfd4ec862920dabdfe9 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3732 bytes, checksum: 353b5075e86b85c841b8a9a1095473be (MD5) Previous issue date: 2010-05-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectArquivopor
dc.subjectJogos de verdadepor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectRegistereng
dc.subjectTruth gameseng
dc.titleVeja, Istoé e Época: recontando a história no universo midiático.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lucena, Ivone Tavares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2941800746805646por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4233793592361140por
dc.description.resumoA história reescrita pelos historiadores do instante Veja, Istoé e Época ressurge mediante estratégias que significam o acontecimento discursivo. Esta pesquisa pôde nos encaminhar a enxergar que a forma como os discursos da mídia reescrevem a história está submetida a jogos de representações, e a todo um conjunto de técnicas, aparatos gráficos, imagens, uma intericonicidade que vai delineando os dizeres. Tais veículos por onde a história é recontada, falam a partir de lugares, espaços determinados no ambiente social. Retomam, através do arquivo, rastros de outros discursos, saberes de outras épocas para construir sentidos. Embora se utilizem de uma ideologia voltada para o novo no instante imediato, observamos nos discursos das revistas, a reprodução de discursos velhos imortalizados na história tradicional. Os dizeres produzidos pela mídia instauram sentidos no imaginário dos sujeitos e as histórias narradas reproduzem a ideologia do vencedor. Os discursos reaparecem carregados de valores que primam pelo discurso da soberania, do progresso, da modernidade e, ao mesmo tempo, reproduzem valores estigmatizados nas instâncias sociais. Os jornalistas dessa forma, contam os fatos a partir de um lugar e posição determinadas. Pudemos enxergar, com o suporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa e, sobretudo com o olhar foucaultiano sobre os discursos e os arquivos, uma história que volta por meio de movências de discursos outros que constituem sentidos na esfera social. E, assim, conseguimos refletir sobre os efeitos que se instauram na opacidade dos textos das três revistas identificando os aspectos sociais, históricos e ideológicos que constituem tais matérias, analisando as verdades e os jogos de verdade que sustentam os dizeres.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14743/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.