Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josivaldo Custódio da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:40:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:47Z-
dc.date.available2010-11-12-
dc.date.available2018-07-21T00:16:47Z-
dc.date.issued2007-05-15-
dc.identifier.citationSILVA., Josivaldo Custódio da. Literatura de Cordel: um fazer popular a caminho da sala de aula.. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6313-
dc.description.abstractThis work has the goal of presenting some reading experiences of cordel literature in high school classes. They worked with cordel works of José Costa Leite, Marcelo Soares and Cleydson Monteiro, poets who live in Condado-PE, Timbaúba-PE and Campinas-SP respectively. This proposal is basead uponan educational perspective towards the reading and working with cordel works in the classrooms, evidencing the experience of the poets and students. We pointed out and discussed some methodologies of working with literature, as important elements for the accomplishment of experiences with a popular literature genre. Therefore, it‟s attested that it‟s possible to work the cordel literature in classrooms without losing the funny and creative characteristics of it, creating possibilities for the dialogue with literature e other arts.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3919088 bytes, checksum: 920818a4cc767138cc426bb566858162 (MD5) Previous issue date: 2007-05-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3919088 bytes, checksum: 920818a4cc767138cc426bb566858162 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2213 bytes, checksum: 7dbb33dcb9e19a36bf2ebdb9ea2da339 (MD5) Previous issue date: 2007-05-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLiteratura de Cordelpor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCordel literatureeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleLiteratura de Cordel: um fazer popular a caminho da sala de aula.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lúcio, Ana Cristina Marinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730334464360416por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3463794887444496por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências de leitura de folhetos de cordel em turmas do ensino médio. Foram trabalhados cordéis de José Costa Leite, Marcelo Soares e Cleydson Monteiro, poetas residentes em Condado-PE, Timbaúba-PE e Campinas-SP respectivamente. Esta proposta situa-se numa perspectiva educacional voltada para a leitura e o trabalho com folhetos na sala de aula evidenciando a experiência dos poetas e dos alunos. Apontamos e discutimos algumas metodologias de trabalho com a literatura, como elementos importantes para a efetivação de experiências com um gênero da literatura popular. Desse modo, constatamos que é possível trabalhar o cordel na sala de aula sem perder o caráter de divertimento e criatividade, criando espaços para o diálogo com a literatura e outras artes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14770/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.