Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcolino, Francisco Fábio Vieira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:40:08Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:46Z-
dc.date.available2009-09-21-
dc.date.available2018-07-21T00:16:46Z-
dc.date.issued2007-05-21-
dc.identifier.citationMARCOLINO, Francisco Fábio Vieira. Oriente ocidente através: a melofanologopaica poesia de Paulo Leminski. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6319-
dc.description.abstractThis work proposes a reading of Paulo Leminski´s poetry departing form the idea of capricho e relaxo and articulating semiotic consciousness and lirism., humour and meta-language. The analysis is made based on the melopoeia, phanopoeia, and logopoeia, categories developed by Ezra Pound, the entrangement (ostranenie) concept (Victor Chklovski) and the sound identity concept (Roman Jacobson). The context in which the poems are inserted is the new rising of the verse after the explicit dialogue between Leminski s poetry and the Concrete Poetry Movement in Brazil. In that sense, Leminski s diction, rooted on what we call condensation craftsmanship , it conciliates formal strictness and unruliness, the consciousness of the materiality of signs and colloquial language. Key words: meta-language, semiotic consciousness, colloquial language.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:40:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 331049 bytes, checksum: fdea5fa1b6a755fedcd2a8b5cafb2a6b (MD5) Previous issue date: 2007-05-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 331049 bytes, checksum: fdea5fa1b6a755fedcd2a8b5cafb2a6b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2007-05-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMetalinguagempor
dc.subjectConsciência semióticapor
dc.subjectLinguagem coloquialpor
dc.subjectMeta-languageeng
dc.subjectSemiotic consciousnesseng
dc.subjectColloquial languageeng
dc.titleOriente ocidente através: a melofanologopaica poesia de Paulo Leminskipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro Neto, Amador-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9410182642792577por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1149178004899236por
dc.description.resumoEsta dissertação faz uma leitura da poesia de Paulo Leminski a partir da idéia de capricho e relaxo , articulando consciência semiótica e lirismo, humor e metalinguagem. A análise é realizada apoiando-se nas categorias de melopéia, fanopéia e logopéia desenvolvidas por Ezra Pound, além dos conceitos de estranhamento (Vítor Chklóvski) e identidade sonora (Roman Jakobson). O contexto em que se insere os poemas é o da retomada do verso após o diálogo mais explícito da produção leminskiana com a Poesia Concreta. Neste sentido, a dicção de Leminski, radicada em artesanato de condensação, concilia rigor formal e desregramento, consciência da materialidade dos signos e linguagem coloquial.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14734/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf323,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.