Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6329Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Castro, Luiz Carlos Carvalho de | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:42:33Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:19:43Z | - |
| dc.date.available | 2009-10-09 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:19:43Z | - |
| dc.date.issued | 2009-07-28 | - |
| dc.identifier.citation | CASTRO, Luiz Carlos Carvalho de. Aulas virtuais: a construção do sentido em ambientes de interação on-line. 2009. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6329 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation investigates the mean constitution virtual classes. Assuming that the mean is formed by multiple semiosis: linguistic and paralinguistic, in certain contexts locally, the flow of social interaction. By sociocognitive perspective of the meaning, we use the language of participants in the virtual classroom for higher education institutions and medium to investigate the construction of meaning. By qualitative methodology of exploratory face, whereby we can identify general social processes from a specific context, such as virtual classes, developed, in begun, a selective analysis of the collected material, indirectly, and then undertook analysis of the categories previously established. In compliance with our principal objective interpret the mental spaces, enabled by linguistic semiosis, extending our analysis to paralinguistics and contextual factors underlying the construction of meaning. The test results gave account of our questions and our assumptions, therefore, point to the fact that mental spaces, enabled by linguistic semiosis, are mental structures consisting of frames, idealized cognitive models (ICM), and projections metaphorical metonymy, result of our way to categorize and conceptualize our experiences. We had as a result of analysis that both the users of virtual environments of high school and higher education showed characteristics of a digital language for example: shortening, lengthening of consonants and vowels, no punctuation and others. We also noticed that users from multiple semiosis: linguistic and paralinguistic, negotiated meanings in the flow of interaction and participation in the virtual classes require the ability for users to understand communicative intents, became the meaning goes beyond the decoding of the message, and in order that the elements and linguistic and paralinguistics are activators of the sense. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2112359 bytes, checksum: 760e8546c9df7d76ee0de1133711105d (MD5) Previous issue date: 2009-07-28 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivotoal.pdf: 2839718 bytes, checksum: 48d788a928290a84f2954e2efbe666ee (MD5) arquivotoal.pdf.txt: 360880 bytes, checksum: 58143798018b73196af01d70be167d52 (MD5) arquivotoal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2009-07-28 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Linguística Cognitiva | por |
| dc.subject | Espaços Mentais | por |
| dc.subject | Construção do Sentido | por |
| dc.subject | Aulas Virtuais | por |
| dc.subject | Sociocognição | por |
| dc.subject | Cognitive Linguistic | eng |
| dc.subject | Mental Spaces | eng |
| dc.subject | Construction of Meaning | eng |
| dc.subject | Virtual Classes | eng |
| dc.subject | Sociocognition | eng |
| dc.title | Aulas virtuais: a construção do sentido em ambientes de interação on-line | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Jan Edson Rodrigues | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6349030710525621 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6798139267217927 | por |
| dc.description.resumo | Esta dissertação investiga a construção do sentido em aulas virtuais. Partimos do pressuposto de que o sentido é constituído por múltiplas semioses: linguística e paralinguística, em contextos localmente determinados, no fluxo da interação social. Guiados pela perspectiva sociocognitiva da significação, tomamos a língua em uso de participantes de aulas virtuais de instituições de ensino superior e médio para investigar a construção do sentido. Baseados numa metodologia qualitativa de caráter exploratório, segundo a qual, podemos identificar processos sociais gerais, a partir de um contexto particular, como no caso de aulas virtuais, desenvolvemos, inicialmente, uma análise seletiva do material coletado, indiretamente, e, em seguida, procedemos a análise das categorias previamente estabelecidas. Em cumprimento de nosso objetivo principal interpretamos os espaços mentais, ativados pela semiose linguística, estendendo nossas analises aos elementos paralinguísticos e contextuais subjacentes à construção do sentido. Os resultados das análises deram conta de nossos questionamentos e de nossas hipóteses, pois, apontam para o fato de que os espaços mentais, ativados pela semiose linguística, são estruturas mentais constituídas por frames, Modelos cognitivos idealizados (MCI), projeções metafóricas e metonímicas, resultantes de nossa maneira de categorizar e conceptualizar nossas experiências. Tivemos como resultado de análise que tanto os usuários de ambientes virtuais do ensino médio, como do ensino superior apresentaram características peculiares da linguagem digital a exemplo de: abreviação, alongamento de consoantes e vogais, ausência de pontuação entre outras. Verificamos também que os usuários, a partir de múltiplas semioses: linguística e paralinguística, negociaram sentidos no fluxo da interação e que a participação em aulas virtuais requer dos usuários a competência para compreender intenções comunicativas, pois o sentido vai além da decodificação da mensagem, tendo em vista que os elementos linguísticos e paralinguísticos são ativadores do sentido. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Linguística | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14911/arquivotoal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivotoal.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
