Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Mônica de Lourdes Neves-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:33Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:34Z-
dc.date.available2011-09-06-
dc.date.available2018-07-21T00:19:34Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifier.citationSANTANA, Mônica de Lourdes Neves. Uma abordagem sociocognitiva da construção do conhecimento na aula de alfabetização. 2011. 132 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6331-
dc.description.abstractIn the reflections developed in this study, we start from the assumption that the construction of knowledge in the literacy classes is socially constructed and historically situated. In this sense, we consider that it is not distributed, but shared by social actors. In our view, the teaching in the literacy classroom should focus on the cognitive and interactive aspects of language. This research has as object of study the socio-cognitive and interactive activities available and operated in the 1st year of primary teaching. The interest of our study focus on the construction of knowledge, showing the work done by children at school. As we assume a sociocognitive posture in the field of construction of knowledge, we recognize that our analysis will have the support of Vygotsky s conceptions ([1934], 1998, 2008), followed by Oliveira (1999), Salomão (1997, 1999), Tomasello (2003), Mondada (1997), among others. This approach gave us the support to analyze the performance of children in the first year in public schools with different socio-economic aspects in socio-cognitive processes. The analysis of class excerpts, together with the diary of notes revealed that prior knowledge and inferences as social practices play an important role in the building of knowledge and how children will realize literacy. The results of this study are derived from a research of qualitative base in which the prior knowledge and inferences function as cognitive tools in understanding the construction of new knowledge.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 468524 bytes, checksum: a0029de870ddc750206cdda81b12e7aa (MD5) Previous issue date: 2011-06-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 468524 bytes, checksum: a0029de870ddc750206cdda81b12e7aa (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2066 bytes, checksum: 6b58baea1048abf7b181e89dc2f873fd (MD5) Previous issue date: 2011-06-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAquisição da escritapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectWriting acquisitioneng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleUma abordagem sociocognitiva da construção do conhecimento na aula de alfabetizaçãopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4525332551851193por
dc.description.resumoNas reflexões desenvolvidas neste estudo partimos da suposição de que a construção do conhecimento na aula de alfabetização é socialmente construída e historicamente situada. Neste sentido, consideramos que ela não seja distribuída mas compartilhada pelos agente sociais. Em nossa ótica o ensino na aula de alfabetização deve ocupar-se de aspectos cognitivos e interativos da linguagem. Esta pesquisa tem como objeto de estudo as atividades sociocognitivas e interativas existentes e operadas em sala de aula do 1º ano do ensino fundamental. O interesse de nosso estudo volta-se para a construção do conhecimento que focalize o trabalho realizado pelas crianças na instituição escolar. Ao assumirmos uma postura sóciocognitiva no âmbito da construção do saber, reconhecemos que nossa análise terá o suporte das concepções de Vygotsky ([1934], 1998, 2008), seguido por Oliveira (1999), Salomão (1997, 1999), Tomasello (2003), Mondada ( 1997 ) entre outros. Essa abordagem deu-nos respaldo para avaliar o desempenho das crianças do primeiro ano em escola pública com distintas realidades sócio- econômicas em processos sociocognitivos. A análise do nosso corpus, associado ao diário de anotações revelou que o conhecimento prévio e as inferências como práticas sociais têm importante função na construção do saber e na forma em que as crianças verão a alfabetização. Os resultados deste trabalho são decorrentes de uma pesquisa de base qualitativa em que o conhecimento prévio e as inferências funcionam como ferramentas cognitivas no entendimento da construção do novo saber.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14846/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf457,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.