Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dubinskas, Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:42:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:18:45Z | - |
dc.date.available | 2011-11-04 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:18:45Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-21 | - |
dc.identifier.citation | DUBINSKAS, Ricardo. Lexicon and image inputs with affective memory: cognition and emotion in visual linguistic experiments.. 2011. 162 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6340 | - |
dc.description.abstract | In this study we investigated the amount of number of words stored like memories after processing together perceptions of mental imagery and text, with emotional inputs as triggering agent for one of the surveyed groups and without emotional inputs for a second group. It have been studied the relationships between emotional memories, evoked by images, together with verbal designation of those images and the possible generation of new verbal memories, supported by the reminiscent process. The hypothesis for the study was that the number of words in a foreign language, recorded after his presentation to the subjects with the presence of emotionality as a trigger, is greater than the number of words memorized presented with standard strategies, where the learner moves the look on the picture, and after, on the text, without triggers of emotionality. It was not to reduce the complexity of the set of processes involved in memory, but revealing part of this complexity and its possible consequences. From the work hypothesis it have been studied and reported the amounts of words, in a foreign language, German in that case, unknown to the researched subjects, those are memorized with the use of those two different teaching strategies. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4182225 bytes, checksum: f4a0a9d16090c5a4b0d3784ecbe1cf1b (MD5) Previous issue date: 2011-02-21 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4182225 bytes, checksum: f4a0a9d16090c5a4b0d3784ecbe1cf1b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3261 bytes, checksum: daad93c9d359dc596eaf39fd8743ea96 (MD5) Previous issue date: 2011-02-21 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | linguística sociocognitiva | por |
dc.subject | memória | por |
dc.subject | emoção | por |
dc.subject | léxico | por |
dc.subject | social cognitive linguistics | eng |
dc.subject | memory | eng |
dc.subject | emotion | eng |
dc.subject | lexicon | eng |
dc.title | Léxico e Imagem com inputs da memória afetiva: cognição e emoção em experimentos linguístico-visuais | por |
dc.title.alternative | Lexicon and image inputs with affective memory: cognition and emotion in visual linguistic experiments. | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Jan Edson Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6349030710525621 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1802076080968919 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, investigou-se a quantidade de vocábulos memorizados após o processamento mental, em conjunto, de percepções imagéticas e textuais, tendo inputs emocionais como agente de gatilho num dos grupos pesquisados e sem inputs emocionais num segundo grupo. Estudaram-se as relações entre as memórias emocionais, evocadas através de imagens, em conjunto com as designações verbais dessas imagens e a possível geração de novas memórias verbais, apoiada nesse processo rememorativo. A hipótese para estudo foi a de que o número de vocábulos (palavras) de uma língua estrangeira, memorizados após sua apresentação aos sujeitos, com a presença da emocionalidade como gatilho, é maior do que o número de vocábulos memorizados apresentados com estratégias padrão, onde o aprendiz desloca o olhar sobre a imagem e, após, sobre o texto, sem gatilhos de emocionalidade. Não se tratou de reduzir a complexidade do conjunto de processos envolvidos na memorização, mas revelar parte dessa complexidade e suas possíveis consequências. A partir da hipótese de trabalho foram estudadas e registradas quais quantidades de vocábulos de uma língua estrangeira, no caso alemão, desconhecidos pelos sujeitos da pesquisa, são memorizados a partir do uso dessas duas estratégias didáticas distintas.. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14862/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.