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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6340
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDubinskas, Ricardo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:18:45Z-
dc.date.available2011-11-04-
dc.date.available2018-07-21T00:18:45Z-
dc.date.issued2011-02-21-
dc.identifier.citationDUBINSKAS, Ricardo. Lexicon and image inputs with affective memory: cognition and emotion in visual linguistic experiments.. 2011. 162 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6340-
dc.description.abstractIn this study we investigated the amount of number of words stored like memories after processing together perceptions of mental imagery and text, with emotional inputs as triggering agent for one of the surveyed groups and without emotional inputs for a second group. It have been studied the relationships between emotional memories, evoked by images, together with verbal designation of those images and the possible generation of new verbal memories, supported by the reminiscent process. The hypothesis for the study was that the number of words in a foreign language, recorded after his presentation to the subjects with the presence of emotionality as a trigger, is greater than the number of words memorized presented with standard strategies, where the learner moves the look on the picture, and after, on the text, without triggers of emotionality. It was not to reduce the complexity of the set of processes involved in memory, but revealing part of this complexity and its possible consequences. From the work hypothesis it have been studied and reported the amounts of words, in a foreign language, German in that case, unknown to the researched subjects, those are memorized with the use of those two different teaching strategies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4182225 bytes, checksum: f4a0a9d16090c5a4b0d3784ecbe1cf1b (MD5) Previous issue date: 2011-02-21eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectlinguística sociocognitivapor
dc.subjectmemóriapor
dc.subjectemoçãopor
dc.subjectléxicopor
dc.subjectsocial cognitive linguisticseng
dc.subjectmemoryeng
dc.subjectemotioneng
dc.subjectlexiconeng
dc.titleLéxico e Imagem com inputs da memória afetiva: cognição e emoção em experimentos linguístico-visuaispor
dc.title.alternativeLexicon and image inputs with affective memory: cognition and emotion in visual linguistic experiments.eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1802076080968919por
dc.description.resumoNeste trabalho, investigou-se a quantidade de vocábulos memorizados após o processamento mental, em conjunto, de percepções imagéticas e textuais, tendo inputs emocionais como agente de gatilho num dos grupos pesquisados e sem inputs emocionais num segundo grupo. Estudaram-se as relações entre as memórias emocionais, evocadas através de imagens, em conjunto com as designações verbais dessas imagens e a possível geração de novas memórias verbais, apoiada nesse processo rememorativo. A hipótese para estudo foi a de que o número de vocábulos (palavras) de uma língua estrangeira, memorizados após sua apresentação aos sujeitos, com a presença da emocionalidade como gatilho, é maior do que o número de vocábulos memorizados apresentados com estratégias padrão, onde o aprendiz desloca o olhar sobre a imagem e, após, sobre o texto, sem gatilhos de emocionalidade. Não se tratou de reduzir a complexidade do conjunto de processos envolvidos na memorização, mas revelar parte dessa complexidade e suas possíveis consequências. A partir da hipótese de trabalho foram estudadas e registradas quais quantidades de vocábulos de uma língua estrangeira, no caso alemão, desconhecidos pelos sujeitos da pesquisa, são memorizados a partir do uso dessas duas estratégias didáticas distintas..por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14862/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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