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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6341
Tipo: Tese
Título: As (re)configurações sobre o trabalho docente em relatórios de estágio
Autor(es): Rodrigues, Maria Anunciada Nery
Primeiro Orientador: Pereira, Regina Celi Mendes
Resumo: Este estudo tem como objetivo mais amplo contribuir para uma reflexão sobre a formação inicial de professores, por meio da análise e da interpretação das (re)configurações construídas sobre o trabalho do professor em relatórios de estágio. Como fundamentação teórica e para a análise de dados, foram adotados os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, vertente interdisciplinar da psicologia da linguagem, de base vigotskiana, que atribui ao agir e à linguagem um papel fundamental no desenvolvimento humano (BRONCKART, 1997/99 e 2004). Foram assumidos, também, aportes teóricos da Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2002 e 2004; AMIGUES, 2002; 2003; 2004), e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; CLOT e FAÏTA, 2002), disciplinas que estudam a atividade de trabalho situada à luz da psicologia interacionista social de Vygotsky e da filosofia da linguagem de Bakhtin, o que as faz compatíveis com o interacionismo sociodiscursivo. Na metodologia apresentamos os dados que foram coletados no curso de Letras, da Universidade Federal da Paraíba, sendo constituídos por relatórios de estágio produzidos para a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. A análise de cunho interpretativo discute as (re)configurações mais salientes nos relatórios produzidos pelos estagiários. Como procedimentos de análise, procuramos verificar, em cada texto, o seu contexto de produção mais amplo, passando pelas questões de sua organização interna, marcas enunciativas e pelas suas características semânticas na organização e interpretação do agir no trabalho, o que nos permitiu detectar modos de agir da categoria profissional professor. Os dados nos mostram que o trabalho do professor de língua materna configura-se como um trabalho de caráter interacional, instrumental, e mental, que compreende capacidades, motivos e intenções. É um trabalho, sobretudo, sujeito a avaliações, que incidem, principalmente, sobre o modo de agir dos actantes envolvidos na realização das atividades. O estudo aponta, portanto, para a necessidade de se contemplar as diversas dimensões que permeiam a ação docente no processo de formação de professores.
Abstract: This study aims to discuss the teacher process of education and the construction of (re)configurations about the teacher s work in reports, produced by prospective teachers, in a discipline Teaching Practice in Portuguese Language, undergraduate Letters students at a public university in Paraíba, northeastern Brazil, in 2006. The theoretical-methodological framework of this research is based on the Sociodiscursive interactionism (ISD), as presented by Bronckart (1997, 1999, 2004, 2006). Besides this main theoretical framework, this study was also based on other theoretical frameworks: the Activity-Clinic (Clot, 1999; Clot, 2001; Clot et al., 2001) and the Activity Ergonomy (Amigues, 2004; Saujat, 2004). The interpretative analysis highlights the most salient (re)configurations in the reports made by trainee teachers. As analysis procedures, we examine in each text its wider production context; internal questions organization, enunciative marks and semantic characteristics in the organization and interpretation of acting in the work, adopting as analysis categories the constituent elements of action as per the model projected by Bronckart (1997, 1999) and reviewed by Machado (2009). Results show that native language teachers´ work is represented as an interactive, instrumental and mental activity, which involves motive, intention and capacity. It is a work above all subject to evaluations, which focus mainly on the way to act the actants involved in conducting the activities. The study shows therefore the need to observe the various dimensions that involve the work of the teacher who is in the process of formation.
Palavras-chave: Formação docente
Trabalho do professor
Interacionismo Sociodiscursivo
Relatórios de estágio
Teacher s work
Socio-discursive Interactionism
reports
Teachers formation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citação: RODRIGUES, Maria Anunciada Nery. As (re)configurações sobre o trabalho docente em relatórios de estágio. 2011. 222 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6341
Data do documento: 4-Jul-2011
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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