Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Maria Irisdene Batista-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:35Z-
dc.date.available2011-11-23-
dc.date.available2018-07-21T00:19:35Z-
dc.date.issued2011-05-03-
dc.identifier.citationBARRETO, Maria Irisdene Batista. O ensino e a aprendizagem de língua inglesa na escola rural: uma abordagem sociolinguística. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6342-
dc.description.abstractThis paper, situated in the field of the Applied Linguistics, has as its object of study the play in the teaching and learning of foreign language, particularly the English language, in Rural School. The fundamental hipothesis is that the lack of motivation causes the selflessness for the English language classes and emphasize the low results of learning. We intend to reflect as the teaching of English language occurs in the rural context and the consequences of the play approach for the learning, watching as the relation between the native language and the foreign language contributes for the developing of the communicative competence. The theoretical support of this research centers in the Interactional Sociolinguistics (Gumperz & Cook-Gumperz, Bortoni-Ricardo) in Paulo Freire s dialogic pedagogy and others. In order to obtain the trustful results, the data were collected from questionnaire answers from students of the 6th grade and the principal of a rural school that is located in Cajazeiras-PB, besides narratives that were produced by the students and researcher-teacher. The analysis of the data is based in an interpretative methodology which aims to demonstrate the importance of the play activities and their reflexes for the learning. The results confirmed that the teaching of EL, in rural school, might be meaningful when the teacher use play procedures like a motivated way in order to become the student aware of the cultural diversity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1743227 bytes, checksum: 2fbdd775fcd5eca770854607440bf964 (MD5) Previous issue date: 2011-05-03eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1743227 bytes, checksum: 2fbdd775fcd5eca770854607440bf964 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-05-03en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectEscola Ruralpor
dc.subjectLearning and teachingeng
dc.subjectplayeng
dc.subjectdialogeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectRural schooleng
dc.titleO ensino e a aprendizagem de língua inglesa na escola rural: uma abordagem sociolinguísticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Chianca, Rosalina Maria Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543556354223501por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4772624456357105por
dc.description.resumoO presente trabalho, ancorado na Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo a interação que ocorre na sala de aula da Escola Rural (doravante ER) em relação ao ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). As hipóteses levantadas mostram que o aluno do 6º ano do Ensino fundamental de uma ER do município de Cajazeiras-PB, não tem claramente definido a importância de estudar a LI, além disso, embora o professor de LI possua formação acadêmica, apresenta uma competência comunicativa limitada para estabelecer momentos de interação e favorecer o interesse, a participação e o contato com a língua em estudo. Pretendemos refletir como a interação favorece a efetivação do ensino e da aprendizagem de LI na sala de aula da ER. A fundamentação teórica se apoia nos estudos da sociolinguística Interacional (Gumperz & Cook-Gumperz, Bortoni-Ricardo), inter-relacionando-se com a concepção de educação preconizada por Paulo freire, que tem como foco o diálogo. O método de pesquisa utilizado é a abordagem do tipo qualitativa exploratória, que possibilita compreender os fenômenos a partir da perspectiva dos participantes envolvidos. A análise e a interpretação dos dados desta pesquisa são feitos através da análise de conteúdo dos relatos e das respostas dadas no questionário observando a inter-relação com as discussões previamente realizadas. Nesse sentido, a análise aponta que a perspectiva do aluno da ER é construir significado para sua aprendizagem. No entanto, a limitada competência comunicativa do professor não garante a eficiência na interação. Diante disso, à medida que o professor assume uma postura de educador-reflexivo e redireciona sua prática interagindo com os indivíduos que estão inseridos em contextos sociolinguísticos e culturais, reflete positivamente no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14869/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.