Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Joelton Duarte de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:41Z-
dc.date.available2012-09-04-
dc.date.available2018-07-21T00:19:41Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Joelton Duarte de. Mesclagem conceptual e compressão de relações vitais: a construção de objetos-de-discurso e negociação de sentidos em língua inglesa.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6360-
dc.description.abstractConsidering the hypothesis that English language learners at the learning moment negotiate and share collective or individually meaning during the conversation, we intend, in this study, to analyze which are the linguistics and cognitive processes involved in the English meaning construction. According to the Blending Theory (Fauconnier & Turner 1998, 2002) as well as Objects of Discourse Theory (Mondada 1994, 1999, 2002), this work aims at understanding, analyzing and describing the vital relations compressed while meaning are negotiated in English language as well as the structures that rise up at the objects of discourse format through blending and vital relation compression processes. We also intend to know how much blending process, objects of discourse and meaning negotiation through discursive, social and cognitive placed practices could make an English language learner able to build public versions of the world. Considering three classroom classes transcription analyses - undergraduate, graduate and conversation course of language we intend to understand how much the meaning negotiation may become a strategy of English language objects of discourse construction and how they might provide interaction at this target language while provide to these learners linguistics and social cognitive sources of world description. We believe human beings are able to build world version by language usage to interact at the specific social communicative and placed contexts. We believe that the meaning it is not only relationed to linguistic aspects but cognitive aspects as well. So we see the language as capable to create a reality that belongs to its own and is mediated by cognitive activities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2035258 bytes, checksum: 39d193a44799a95fd3f4639e7033aad6 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2035258 bytes, checksum: 39d193a44799a95fd3f4639e7033aad6 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectobjetos-de-discursopor
dc.subjectmesclagem conceptualpor
dc.subjectcompressão de relações vitaispor
dc.subjectnegociação de sentidospor
dc.subjectobjects of discourseeng
dc.subjectblendingeng
dc.subjectvital relations compressioneng
dc.subjectmeaning negotiationeng
dc.titleMesclagem conceptual e compressão de relações vitais: a construção de objetos-de-discurso e negociação de sentidos em língua inglesa.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802713462675877por
dc.description.resumoPartindo da hipótese de que aprendizes de língua inglesa quando no processo ensino-aprendizagem coletivamente negociem e compartilhem sentidos durante o evento de comunicação, objetivamos, nesse estudo, analisar quais processos linguísticos e cognitivos estão envolvidos na construção de sentidos em língua inglesa. Baseados nas teorias da Mesclagem Conceptual (Fauconnier & Turner 1998, 2002), bem como na Teoria dos Objetos-de-discurso (Mondada 1994, 1999, 2002) objetivamos entender, analisar e descrever quais relações vitais são comprimidas durante a negociação do sentido em língua inglesa e quais estruturas podem emergir por meio dos processos de mesclagem conceptual e da compressão das relações vitais e se a ocorrência desses processos permite a construção de objetos-de-discurso com vistas a permitir que esses aprendizes construam, através de práticas discursivas e cognitivas, social e culturalmente situadas, versões públicas do mundo. Através da análise de aulas transcritas a partir de filmagens realizadas com três turmas de língua inglesa nos níveis de educação básica, superior e curso de idiomas propomo-nos a entender em que medida a negociação de sentido pode se instituir estratégia de construção de objetos-de-discurso em língua inglesa de modo a possibilitar e facilitar a interação nessa língua-alvo. Os resultados mostraram que o significado não é exclusivamente linguístico, mas, sobretudo cognitivo, ratificando a necessidade de atividades colaborativas de negociação de sentidos. Por acreditamos que os seres humanos estão aptos a construir versões do mundo através da linguagem para interagir em contextos sociocomunicativos específicos e localmente situados e por enxergarmos a linguagem como capaz de instaurar uma realidade que lhe é própria e mediada por atividades cognitivas podendo permitir um indivíduo interagir sociocomunicativamente é que desenvolvemos esse estudo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14903/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.