Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Rosangela Vieira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:18:47Z-
dc.date.available2012-09-05-
dc.date.available2018-07-21T00:18:47Z-
dc.date.issued2012-04-20-
dc.identifier.citationFREIRE, Rosangela Vieira. Tipografia São Francisco/Lira Nordestina: Práticas culturais, discurso e memória. 2012. 237 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6362-
dc.description.abstractThis research presents a history of the São Francisco Typography constructed in lights of orality studies and the dialogic conception of the language postulated by Mikhail Bakhtin, possessing as main objective to compound an oral history of this printer in its inicial days during the decade of 30, up to its conversion in a cultural point in 2005, bringing the subjects to the scene, giving them voices. In this research, we worked with a corpus formed by verbal and non verbal elements: recorded transcriptions and xilographic printings. The research makes na aproach about folhetos , verifying its relationship with other oral systems, describes the process of xylographic printing since the ilustration of the folhetos covers until the dialog with other suports and makes evident men and women very identified with these productions. As a methodology, we went through interviews, audiovisual documents, photographies, notes and xilographic printings. As partial result, we identified people that acquire folhetos memorize them, we also verifyed a great number of xylographic printing and gethered the reporto of experiences so as to show that we work with live culture.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7492089 bytes, checksum: d1bdc1310d07a5434fab8331f6a6f691 (MD5) Previous issue date: 2012-04-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7492089 bytes, checksum: d1bdc1310d07a5434fab8331f6a6f691 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3189 bytes, checksum: 0a2fdfe1c9a376761a3c650417f37932 (MD5) Previous issue date: 2012-04-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectDialogismpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectFolhetopor
dc.subjectXilogravurapor
dc.subjectOralityeng
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectFolhetoeng
dc.subjectXylographic printingeng
dc.titleTipografia São Francisco/Lira Nordestina: Práticas culturais, discurso e memóriapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ayala, Maria Ignez Novais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271134174540855por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878526239367637por
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma história da Tipografia São Francisco construída à luz dos estudos da oralidade (ONG, W.1998), da memória (HALBWACHS, M.2006) e da concepção dialógica da linguagem postulada por (BAKHTIN, M. 1992, 1995, 1997, 2003), possuindo como objetivo central compor uma história da gráfica dos seus primórdios, na década de 30, até sua conversão em Ponto de Cultura em 2005, trazendo os sujeitos para a cena, concedendo-lhes voz. Nesta pesquisa, trabalhou-se com um corpus formado por elementos verbais e não-verbais: gravações transcritas e gravuras xilográficas. A pesquisa realiza uma abordagem sobre folhetos, verificando sua relação com outros sistemas orais, descreve o processo da xilogravura desde a ilustração das capas dos folhetos até o diálogo com outros suportes e evidencia homens e mulheres profundamente identificados com estas produções. Esta história da gráfica narrada através da memória, da oralidade, configura o relato de uma experiência coletiva vivida e compartilhada. Quanto à metodologia, recorreu-se à pesquisa de natureza qualitativa, utilizando, como instrumentos de coleta, entrevistas, registros audiovisuais, fotografias, anotações, gravuras xilográficas. Como resultados, identificamos um público que adquire folhetos, guarda-os memorizados, reunimos relatos de experiências através de memórias vigorosas e verificamos uma intensa produção de xilogravuras, concluindo que se trabalha com cultura viva.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14946/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.