Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Claudiane Costa-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:50Z-
dc.date.available2012-11-07-
dc.date.available2018-07-21T00:19:50Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationAGUIAR, Claudiane Costa. Tornando-se sujeito da sua história de aprendiz de língua inglesa: uma experiência com sequências didáticas na EJA. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6373-
dc.description.abstractThis study is situated in the field of Applied Linguistics and aims at investigating the impacts of the use of a Didactic Sequence as an alternative for the teaching of the English language with a group of EJA students at a public school in João Pessoa. The theoretical framework is based on the studies developed by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) who assert that introducing students to language practices by means of the use of text genres is a primary role of the school. Their work is based on the Sociodiscursive Interactionism approach (BRONCKART, 1999; 2006; 2008), a socio-communicative perspective of language which conceives it as action and whose expansion in Brazil has occurred due to the studies carried out by names as those of Cristovão (2001, 2005, 2007, 2008, 2009), Machado and Guimarães (2009), Pereira R. (2009), Medrado (2010), among others. The specific objectives are making up and giving progression activities to work with the genre personal profile in the English language subject; analyzing the text productions by the students, observing the development of their language capacities; discussing the didactic validity of the progression activities with EJA; besides presenting a brief analysis of the impact of the use of DSs in the teaching practice of the participant teacher of this research. This assumes that the lack of sequenced material exacerbates the problem of the English language teaching with EJA. The corpus was collected in one of the Public Municipal Schools in João Pessoa city through field notes. The results demonstrate that the students had difficulties to make use of language capacities while producing their texts in both, mother tongue and in English, revealing that they lacked previous work targeted at literacy in initial cycles. Despite these obstacles, the results indicate that the use of DSs with EJA group in the English language is feasible and this proposal can be used to turn the process of teaching and learning languages with EJA groups dynamic.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8665681 bytes, checksum: 85d6026e7c0de87eb9d0ad3ca6a1e76a (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 8665681 bytes, checksum: 85d6026e7c0de87eb9d0ad3ca6a1e76a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3623 bytes, checksum: c01fda6abd724b484016e311a0cf4d9c (MD5) Previous issue date: 2012-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEJA. Sequência didáticapor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectGêneros de textopor
dc.subjectCapacidades de linguagempor
dc.subjectEJAeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectText genreseng
dc.subjectLanguage capacitieseng
dc.titleTornando-se sujeito da sua história de aprendiz de língua inglesa: uma experiência com sequências didáticas na EJApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414037517327998por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391536325326083por
dc.description.resumoEste estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo refletir sobre os impactos do uso de uma Sequência Didática em língua inglesa em uma turma do Ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, como uma alternativa para o ensino desse idioma. A pesquisa encontra-se alicerçada na proposta desenvolvida pelos teóricos Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que concebem, como sendo dever da escola, a inserção dos alunos nas práticas de linguagem por meio dos gêneros de textos. O trabalho desses estudiosos baseia-se na abordagem teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008), uma perspectiva sócio comunicativa da linguagem que a concebe como ação, cuja expansão no Brasil tem se dado através dos estudos de nomes como os de Cristovão (2001, 2005, 2007, 2008, 2009), Machado e Guimarães (2009), Pereira R. (2009), Medrado (2010), entre outros. Objetivamos, especificamente, elaborar e aplicar atividades de progressão para o trabalho com o gênero perfil pessoal na disciplina de língua inglesa; analisar as produções textuais dos alunos, observando o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem; discutir a validade didática das atividades de progressão na EJA; além de realizar uma breve análise do impacto da aplicação de uma SD na prática docente da professora participante dessa pesquisa. Partimos do pressuposto de que a ausência de um material sequenciado na Rede Municipal constitui um problema no ensino de língua inglesa nesta modalidade. O corpus foi coletado em uma escola municipal de João Pessoa através de notas de campo. Os resultados evidenciam que os alunos da EJA tiveram dificuldades em acionar as capacidades de linguagem na produção de seus textos em ambas, língua materna e em língua inglesa, revelando, assim, a ausência de trabalhos voltados para o letramento nos ciclos iniciais. Não obstante, constatamos que o uso das SDs em língua inglesa não somente é viável como sugerimos que esta proposta seja utilizada a fim de dinamizar o processo ensino aprendizagem de línguas na EJA.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14954/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf8,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.