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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6374
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Jailine Mayara Sousa de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:53Z-
dc.date.available2012-11-07-
dc.date.available2018-07-21T00:19:53Z-
dc.date.issued2012-03-26-
dc.identifier.citationFARIAS, Jailine Mayara Sousa de. Tradições discursivas: a circularidade das vozes na farsa da boa preguiça. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6374-
dc.description.abstractThe present research aims at examining, on the basis of Ariano Suassuna s work Farsa da boa preguiça, in which ways the discourse traditions move through the voice and are recreated according to the cultural context in which they are in, pointing to how historical changes happen along with the cultural traditions. Therefore, the textual production is modeled according to textual traditions enclosed in each community collection of memory and imaginary, which revels the synchronic and diachronic dynamics of the discourse traditions. It is verified that Farsa da boa preguiça is permeated by memories and texts, metamorphosed to contemporary times in narrative and thematic features, underpinning variations that reflect a dynamic of continuity and rupture, in which the location of culture and the discourse traditions have a fundamental role. This work is based on diversified but complementary theoretical perspectives that deal with orality and literacy, cultural and discourse traditions, identitarian movements today, popular culture and identities. Hence, the issues proposed can be observed on the basis of many discourse features from the Northeast memory and imaginary that cuts across the utilization of genres, themes, characters, that allow us to trace a reflection on the language practices guided by different focuses.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFarsa da boa preguiçapor
dc.subjectTradição Discursivapor
dc.subjectVozpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectFarsa da boa preguiçaeng
dc.subjectDiscourse Traditionseng
dc.subjectVoiceeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.titleTradições discursivas: a circularidade das vozes na farsa da boa preguiçapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Beliza áurea de Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302760040087237por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435182906855508por
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva examinar, a partir da obra Farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna, de que forma as tradições discursivas se movimentam através da voz e se ressignificam de acordo com o contexto cultural em que se inserem, e como apontam a história linguística interna e externa, sinalizando como acontecem as mudanças históricas de acordo com as tradições culturais. A produção textual é, neste sentido, modelada de acordo com tradições textuais contidas no acervo da memória e imaginário de cada comunidade que revelam de que modo se dá o jogo sincrônico e diacrônico da movência das tradições discursivas. Com efeito, verifica-se que a Farsa da Boa preguiça é permeada pelas memórias e textos, metamorfoseados até a contemporaneidade em características narrativas e temáticas, corroborando variações que refletem uma dinâmica de ruptura e continuidade, em que o local da cultura e as tradições discursivas das culturas populares exercem papel fundamental. O presente estudo aporta-se em perspectivas teóricas diversificadas, mas complementares, que abordam a dupla oralidade-escritura, tradições culturais e tradições discursivas, movimentos identitários no contexto da contemporaneidade, culturas populares, bem como acerca das vozes, como lugares híbridos que reúnem múltiplas culturas e identidades. Assim, os aspectos propostos são revelados a partir de inúmeras marcas discursivas da memória e do imaginário do Nordeste que perpassam pela utilização de gêneros, temas, personagens, que permitem traçar uma reflexão sobre as práticas de linguagem pautada em diferentes ancoragens.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14961/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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