Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Rosinete Barbosa-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:57Z-
dc.date.available2012-11-08-
dc.date.available2018-07-21T00:19:57Z-
dc.date.issued2011-03-23-
dc.identifier.citationGUEDES, Rosinete Barbosa. As práticas letradas e não letradas no Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande-PB. 2011. 428 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6376-
dc.description.abstractWe take into account that the teaching practice adopted in the Programa Brasil Alfabetizado in Campina Grande (including the didactic material) correspond neither to the objectives nor to the proposals of the referred program, nor to its assessment. In order to carry out the study, we analyzed the teachers‟ education, the available material, the teaching practice and the PBA evaluation devices. Thus, this thesis aims at understanding how the teaching practice related to the teaching of the mother tongue within the PBA CG, through on-going education, contributes for effective adequacy to the objectives and evaluation of the program at national level. The theoretical framework is based on Freire (1983), Perrenoud (1999), Soares (2002), Kleiman (2004), Marcuschi (2004). We consider that literacy practices in emergency programs are only possible if there are effective public policies for teacher education considering that the teacher is the main literacy agent. The results achieved through the research lead us to the following conclusion: although the proposal of the program views literacy practices as an alternative for writing and reading acquisition, such result can be achieved only if there is an investment on on-going teacher education. In the present work, the result is positive due to the researcher‟s intervention, enabling the teacher to reflect on her practice of teaching Portuguese as a mother tongue and rendering possible a change in relation to the planning and the development of her own practice, which constitute part of the on-going education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 18289951 bytes, checksum: 0e7e34587ebdd273ab6070eac5693599 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 18289951 bytes, checksum: 0e7e34587ebdd273ab6070eac5693599 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1985 bytes, checksum: 5bd234090c72e0541fca20c95b3ec0b1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectPrática não letradapor
dc.subjectEnsino de Língua Maternapor
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizadopor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectFormação do Professorpor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPractice not literacyeng
dc.subjectTeaching of the mother Tongueeng
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizadoeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.titleAs práticas letradas e não letradas no Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande-PBpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5165993373987119por
dc.description.resumoPartimos do pressuposto de que a prática pedagógica em sala de aula do Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande (incluindo materiais didáticos) não reflete nem os objetivos, nem as propostas do Programa Brasil Alfabetizado e nem sua avaliação. Para isso, levamos em conta o processo de formação do professor, os materiais disponibilizados, a prática didático-pedagógica e os mecanismos avaliativos do PBA. Esta tese, portanto, objetiva compreender como a prática pedagógica no Ensino de Língua Materna no PBA CG, via formação continuada, contribui para a efetiva adequação aos objetivos e à avaliação do programa em âmbito nacional. Assim nos fundamentamos em Freire (1983), Perrenoud (1999), Soares (2002), Kleiman (2004), B. Marcuschi (2004). Entendemos que a prática do letramento na alfabetização em programas emergenciais só se efetiva se houver políticas públicas eficazes para a capacitação do professor-alfabetizador, considerando-o como o principal agente do letramento. Os resultados obtidos na pesquisa conduzem à seguinte conclusão: embora a proposta do programa considere as práticas letradas como alternativa para que se alfabetize, este resultado só é alcançado com o investimento em formação continuada. Aqui, o resultado foi positivo por conta da intervenção da pesquisadora, permitindo que a professora-alfabetizadora fizesse uma reflexão sobre sua prática de ensino da LM, bem como possibilitando um redirecionamento na programação e no desenvolvimento da sua prática pedagógica, que constitui parte da formação continuada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14972/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf17,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.