Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6376Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guedes, Rosinete Barbosa | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:42:46Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:19:57Z | - |
| dc.date.available | 2012-11-08 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:19:57Z | - |
| dc.date.issued | 2011-03-23 | - |
| dc.identifier.citation | GUEDES, Rosinete Barbosa. As práticas letradas e não letradas no Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande-PB. 2011. 428 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6376 | - |
| dc.description.abstract | We take into account that the teaching practice adopted in the Programa Brasil Alfabetizado in Campina Grande (including the didactic material) correspond neither to the objectives nor to the proposals of the referred program, nor to its assessment. In order to carry out the study, we analyzed the teachers‟ education, the available material, the teaching practice and the PBA evaluation devices. Thus, this thesis aims at understanding how the teaching practice related to the teaching of the mother tongue within the PBA CG, through on-going education, contributes for effective adequacy to the objectives and evaluation of the program at national level. The theoretical framework is based on Freire (1983), Perrenoud (1999), Soares (2002), Kleiman (2004), Marcuschi (2004). We consider that literacy practices in emergency programs are only possible if there are effective public policies for teacher education considering that the teacher is the main literacy agent. The results achieved through the research lead us to the following conclusion: although the proposal of the program views literacy practices as an alternative for writing and reading acquisition, such result can be achieved only if there is an investment on on-going teacher education. In the present work, the result is positive due to the researcher‟s intervention, enabling the teacher to reflect on her practice of teaching Portuguese as a mother tongue and rendering possible a change in relation to the planning and the development of her own practice, which constitute part of the on-going education. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 18289951 bytes, checksum: 0e7e34587ebdd273ab6070eac5693599 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:19:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 18289951 bytes, checksum: 0e7e34587ebdd273ab6070eac5693599 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1985 bytes, checksum: 5bd234090c72e0541fca20c95b3ec0b1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Letramento | por |
| dc.subject | Prática não letrada | por |
| dc.subject | Ensino de Língua Materna | por |
| dc.subject | Programa Brasil Alfabetizado | por |
| dc.subject | Prática Pedagógica | por |
| dc.subject | Formação do Professor | por |
| dc.subject | Literacy | eng |
| dc.subject | Practice not literacy | eng |
| dc.subject | Teaching of the mother Tongue | eng |
| dc.subject | Programa Brasil Alfabetizado | eng |
| dc.subject | Teaching Practice | eng |
| dc.subject | Literacy | eng |
| dc.subject | Teacher Education | eng |
| dc.title | As práticas letradas e não letradas no Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande-PB | por |
| dc.type | Tese | por |
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8916191109480157 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5165993373987119 | por |
| dc.description.resumo | Partimos do pressuposto de que a prática pedagógica em sala de aula do Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande (incluindo materiais didáticos) não reflete nem os objetivos, nem as propostas do Programa Brasil Alfabetizado e nem sua avaliação. Para isso, levamos em conta o processo de formação do professor, os materiais disponibilizados, a prática didático-pedagógica e os mecanismos avaliativos do PBA. Esta tese, portanto, objetiva compreender como a prática pedagógica no Ensino de Língua Materna no PBA CG, via formação continuada, contribui para a efetiva adequação aos objetivos e à avaliação do programa em âmbito nacional. Assim nos fundamentamos em Freire (1983), Perrenoud (1999), Soares (2002), Kleiman (2004), B. Marcuschi (2004). Entendemos que a prática do letramento na alfabetização em programas emergenciais só se efetiva se houver políticas públicas eficazes para a capacitação do professor-alfabetizador, considerando-o como o principal agente do letramento. Os resultados obtidos na pesquisa conduzem à seguinte conclusão: embora a proposta do programa considere as práticas letradas como alternativa para que se alfabetize, este resultado só é alcançado com o investimento em formação continuada. Aqui, o resultado foi positivo por conta da intervenção da pesquisadora, permitindo que a professora-alfabetizadora fizesse uma reflexão sobre sua prática de ensino da LM, bem como possibilitando um redirecionamento na programação e no desenvolvimento da sua prática pedagógica, que constitui parte da formação continuada. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Linguística | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14972/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 17,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
