Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Luiz Henrique Santos de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:41Z-
dc.date.available2012-11-08-
dc.date.available2018-07-21T00:19:41Z-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.citationANDRADE, Luiz Henrique Santos de. Metáforas conceptuais no discurso docente: revelando práticas. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6377-
dc.description.abstractThe present work aims to describe the metaphorical linguistic expressions and their conceptual metaphors, recurrent in the lesson discursive genre. The hypothesis that guides this research is that the conceptual metaphors are present in the speech of Portuguese Language teachers through the linguistic expressions, which reveal the language conception that supports their pedagogical practice. To prove this hypothesis we used as theoretical reference the following theories: The Theory of Conceptual Metaphor and Language Conceptions postulated by Linguistics. The corpus of our research consists of twelve lessons of Portuguese Language, six lessons were recorded in elementary school and the others in high school, during September, October and November in 2009. The results not only confirmed the hypothesis, as they pointed out that most teachers say that adopt the perspective of language as a place of human interaction, but we perceived that the lessons are still worked in a traditional way.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1026243 bytes, checksum: 2036091f2667e9870ee7911eac825e3c (MD5) Previous issue date: 2011-03-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1026243 bytes, checksum: 2036091f2667e9870ee7911eac825e3c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2089 bytes, checksum: b37605083ab45cd0a2f169d12bd7ffae (MD5) Previous issue date: 2011-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMetáfora Conceptualpor
dc.subjectGênero Discursivo Aulapor
dc.subjectConcepções de Linguagempor
dc.subjectConceptual Metaphoreng
dc.subjectLesson Discursive Genreeng
dc.subjectLanguage Conceptionseng
dc.titleMetáforas conceptuais no discurso docente: revelando práticaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Espindola, Luciene Claudete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254662267399104por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0534168645227007por
dc.description.resumoNeste trabalho é feita uma descrição das expressões linguísticas metafóricas e suas respectivas metáforas conceptuais, recorrentes no gênero discursivo aula. A hipótese que norteia esta investigação é que as metáforas conceptuais estão presentes no discurso dos professores de Língua Portuguesa através de manifestações linguísticas, que acabam revelando a concepção de linguagem que alicerça sua prática pedagógica. Para comprovar tal hipótese foram utilizados como referencial teórico duas teorias: A Teoria da Metáfora Conceptual e os Conceitos de Linguagem postulados pela Linguística. O corpus de nossa pesquisa é constituído de doze aulas de Língua Portuguesa, sendo seis gravadas no Ensino Fundamental e as outras seis no Ensino Médio, coletadas nos meses de setembro, outubro e novembro de 2009. Os resultados obtidos não só confirmaram a hipótese levantada, como apontaram que, por mais que os professores informantes digam que adotam a perspectiva de língua enquanto lugar de interação humana, na prática as aulas continuam sendo trabalhadas de maneira tradicional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14901/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.