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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brandão, Lavínia Wanderley Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:42:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:20:24Z | - |
dc.date.available | 2013-01-24 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Lavínia Wanderley Pinto. A fala materna dirigida ao bebê surdo implantado: entre o ouvinte suposto e o aprendiz de ouvinte. 2010. 205 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6393 | - |
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dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Fala materna | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Perda auditiva | por |
dc.subject | Aquisição de linguagem | por |
dc.subject | Maternal speech | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | Hearing loss | eng |
dc.subject | Language acquisition | eng |
dc.title | A fala materna dirigida ao bebê surdo implantado: entre o ouvinte suposto e o aprendiz de ouvinte | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8916191109480157 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9559627446493599 | por |
dc.description.resumo | As contribuições da fala materna para a aquisição de linguagem da criança têm sido consideradas por vários pesquisadores desde a década de 70 ( SNOW, 1989, 1997; GARTON,1992). Crianças que apresentam desenvolvimento de linguagem atípico, como as que apresentam perda auditiva, podem trazer expectativas diferentes sobre o seu desenvolvimento principalmente em relação à linguagem verbal, pois a audição é um pré-requisito importante para esse desenvolvimento. Crianças portadoras de perda auditiva encontram-se nitidamente no grupo de risco para desenvolver problemas acentuados de linguagem oral. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a interação entre uma mãe ouvinte e seu filho portador de perda auditiva, diagnosticado desde os dois meses de vida e observar a influencia da fala materna no seu processo de aquisição de linguagem oral, assim como observar as modificações do bebê em seu funcionamento interativo a partir das modificações da fala materna. Trata-se de um estudo longitudinal onde as filmagens tiveram início aos dois meses de vida e foram até os três anos da criança. Durante esse período em que foram realizadas as filmagens, a criança foi protetizada e posteriormente realizou a cirurgia de implante coclear. Para esse estudo foram selecionados recortes envolvendo aproximadamente uma filmagem referente a cada mês de vida da criança. A criança não apresenta outro tipo de comprometimento seja mental ou físico. As filmagens foram realizadas na residência dos participantes em situações do dia a dia como na hora do banho, dando a comida e em situações de brincadeira livre. A duração das filmagens foi em média de quinze minutos e foram transcritas integralmente da forma que era falado pelos participantes. Trata-se de uma análise qualitativa, onde foram observados os comportamentos dos participantes diante das situações de comunicação, o face a face (TREVARTHEN, 1979, 2001), a atenção conjunta (TOMASELLO, 2003; AQUINO E SALOMÀO, 2009), a fala atribuída (CAVALCANTE, 1999, 2001, 2003) pela mãe à criança, os recortes realizados pela criança da fala materna, dentre outros aspectos. Os resultados mostraram uma mudança na fala materna dirigida ao bebê surdo, o bebê surdo protetizado e o bebê surdo implantado. A fala materna se mostrou muito diretiva, a mãe trazia muitas informações em turnos curtos, tentava decidir qual a brincadeira que deveriam seguir ao invés de apoiar o tema que a criança trazia o que em muitas ocasiões gerou estresse por parte da criança.Assim, a mãe altera ao longo destes momentos entre conceber um interlocutor com estato de ouvinte suposto e de aprendiz de ouvinte . Comn os resultados espera-se poder contribuir para uma melhor compreensão da importância dessas interações e sua influência no desenvolvimento da criança. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15064/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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arquivototal.pdf | 8,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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