Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinto, Aldeniz dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:42:53Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:18:30Z | - |
dc.date.available | 2009-11-18 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2009-09-30 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Aldeniz dos Santos. Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6394 | - |
dc.description.abstract | This work is addressed to a search about textual genres from a L.D textbook. From a virtualroom in a state School of Pernambuco with interest to analyse specifically the balance between the thematic (cenatextos), the genres and the activities proposed in the LD and within this purpose, it was based mainly on Bronckart (2003), Dolz and Sheneuwly (2004), Soares (2004). Two points are examining, qualitatively and quantitatively, from the three volumes reached it was developed the said textbook and 160 (one hundred and sixty) questionnaires in order to check also whether the teachers enjoyed the searched LD or not. This L.D confirms the theories sociocomunications from genres and the notion of literacy, it also offers students the possibility to be in contact with the heterogeneity and not only with some genres considered to be scholar ones, which make education homogeneous, preferences and particularities of each student. Exploring genres in the activities of reading and production, it explores the issue of diversity genres. In addition, there is an emphasis on literary texts and connecting the practice of communicative approach daily. In relation to the connection established between the thematic and activities included in the LD, the final result reached the interconnection shows that it is mostly quite harmonious. The percentage of the questionnaire indicates that most of teachers, received it assess and positively. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2456211 bytes, checksum: ab55d99a560089ff779ed6cf45da03ea (MD5) Previous issue date: 2009-09-30 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4320924 bytes, checksum: 7bf33d5245288a58bde46f8578615c31 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2109 bytes, checksum: abfc5ae9072463d205009e600b4f6fa9 (MD5) Previous issue date: 2009-09-30 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Gêneros | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Telessala | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Genres | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Virtualroom | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.title | Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Regina Celi Mendes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160922992921094 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2939039737913656 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve o objetivo de pesquisar os gêneros textuais presentes no Livro Didático das Telessalas do Ensino Médio do Estado de Pernambuco, com interesse em analisar especificamente a sintonia entre as temáticas (cenatextos), os gêneros e as atividades propostas no LD. Para este fim, baseamo-nos principalmente em Bronckart (2003), Dolz e Sheneuwly (2004) e Soares (2004). Analisamos, qualitativa e quantitativamente, os três volumes do referido Livro Didático e 160 (cento e sessenta) questionários para verificar também qual a avaliação dos professores concernente ao LD pesquisado. Observamos que o livro didático sob análise tenta referendar as teorias sociocomunicativas do gênero e a noção de letramento, pois oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com a heterogeneidade textual e não se pauta unicamente em alguns gêneros considerados escolares , os quais tornam o ensino homogêneo, desconsiderando as diferenças, preferências e particularidades de cada aluno. Quanto à exploração dos gêneros nas atividades de leitura e produção textual, verificamos que se explora bem a questão da diversidade de gêneros. Além disso, há uma ênfase nos textos literários e de circulação nas práticas comunicativas diárias. Em relação à conexão estabelecida entre as temáticas, os gêneros e as atividades inseridas no LD, podemos dizer que essa interligação acontece na sua maioria de forma bem harmoniosa. Os percentuais do questionário indicam que os professores, na sua grande maioria, fazem uma avaliação bem positiva do LD. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16465/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.