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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires., Thereza Sophia Jácome-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:57Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:52Z-
dc.date.available2014-02-19-
dc.date.available2018-07-21T00:19:52Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationPIRES., Thereza Sophia Jácome. Aquisição de escrita por surdos: um olhar sobre a adaptação curricular. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6405-
dc.description.abstractThe linguistic studies show the interface between this knowledge area and other knowledge fields as Phonoaudiology, these areas of knowledge have similar researches about acquisition and development of oral and written language, even that this acquisition is in standard of a common way or in pathology cases that affect the language in totally. So that, the studies about the inclusion of deaf children in a regular education become interesting for Linguistic and Phonoaudiology and should be doing in an inclusive perspective, permitting this student, through an specific plan did by the teacher, using the curricular adaptation that aims the respect to the programmatic contents in classroom and the treatment of the deaf student singularities in an acquisition of Portuguese as the second language. Doing so, this study aimed to observe a written acquisition by deaf children to see the relevance of curricular adaptation, through this observation, we begin to collect the text production of a deaf student during four months in a classroom of third year of junior school at an State School in João Pessoa city, after that, we will describe the activities did in this text production and we will analyze the point of view of curricular adaptation in these compositions. The research methodology gave us support to a qualitative investigation. The results showed that in spite of there s not a specific methodology for work with curricular adaptations, it is necessary that this practical should be based on pillars that support the student condition as a learning, respecting the plan content in class and doing the correct modifications. To that is very important the specific plan of these activities and the organization of their practices.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalThereza.pdf: 6699900 bytes, checksum: 73cd9fdbb65324fe6d72e2f828a4564e (MD5) Previous issue date: 2013-03-27eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectAquisição da linguagem escrita - Crianças surdaspor
dc.subjectInclusão - Ensino regularpor
dc.subjectAdaptação curricularpor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectinclusioneng
dc.subjectcurricular adaptationeng
dc.titleAquisição de escrita por surdos: um olhar sobre a adaptação curricularpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262501845206691por
dc.description.resumoOs estudos em Linguística mostram cada vez mais a interface dessa área do conhecimento com outros campos do saber como a fonoaudiologia. Estas áreas possuem em comum, pesquisas referentes à aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, seja esta aquisição dentro dos padrões considerados na normalidade ou nos casos referentes a patologias que possam afetar a linguagem como um todo. Sendo assim, os estudos sobre a inclusão de crianças surdas no ensino regular tornam-se de interesse para a linguística e a fonoaudiologia e devem ser realizados sob uma perspectiva inclusiva, onde este aluno tenha oportunidade de através de um planejamento específico elaborado pelo professor fazer uso de adaptações curriculares que visem o respeito ao conteúdo programático em sala de aula e o atendimento as singularidades do aluno surdo na aquisição do português escrito como segunda língua. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivos: conhecer a aquisição de escrita por surdos para análise da pertinência da adaptação curricular, e a partir dessa observação coletar a produção textual de um aluno surdo durante quatro meses em uma sala de aula do terceiro ano do ensino fundamental I de uma escola estadual da cidade de João Pessoa, descrever as atividades realizadas na produção textual e analisar essas produções textuais do ponto de vista da adaptação curricular. A metodologia da pesquisa deu o suporte à investigação qualitativa. Os resultados demonstraram que apesar de não existir uma metodologia específica para o trabalho com adaptações curriculares, é necessário que essa prática seja baseada em pilares que sustentem a condição do aluno enquanto aprendiz, respeitando o currículo proposto em sala de aula e fazendo as devidas modificações. Para isso é de fundamental importância um planejamento específico dessas atividades e a organização da execução da mesma.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14957/ArquivoTotalThereza.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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