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dc.creatorLima., Isabella Cristina Amorim de Lucena-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:57Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:58Z-
dc.date.available2014-02-19-
dc.date.available2018-07-21T00:19:58Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.citationLIMA., Isabella Cristina Amorim de Lucena. Attenção!!! Vende-se saúde: tradições discursivas em anúncios sobre medicamentos nos jornais paraibanos dos século XIX. 2013. 174 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6406-
dc.description.abstractThis study aims to identify and analyze the discursive traditions presented in medicine advertisements from some Paraiba s newspapers of the nineteenth century, emphasizing the importance of socio-historical and economic context at that specific time. For this purpose, we used the Traditional Discourse Theoriescreated developed by Coseriu s ideas (1979), which served as the basis for the development of researches from other authors, such as Koch (1997), Oesterreicher (1999), Kabatek and Utterance Theory (Bakhtin, 1992 [1979]), observing the dialogical nature of language in this genre of discourse, characterizing it and checking its historical evolution through the time. The corpus collected belongs to the book " Quem o pretender comprar dirija-se a... , " by Aldrigue and Nicolau (2009) and the newspapers: Jornal O Publicador (1862), Jornal da Parahyba (1875 ), Jornal O Mercantil (1883 and 1884), Jornal O Estado da Parahyba (1891), Jornal O Parahybano (1892) and Jornal A União (1893). The analysis revealed that, although great changes have occurred between the XIX and XXI centuries, some linguistics features related to advertising remained, such as the communication between the newspaper advertisement technical language with adjectives and adverbs. Besides it, we found out the recurring presence of the categories that refer to the reference to authority, to drug indications, dosage and mode of use, the composition of the product and its presentation and about the establishment trade in which the product is sold. In contrast to it, we detected some changes in the advertisements lexical and structural compositions due the technological creations in this area and also the infinite textual media that we are daily exposed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalIsabella.pdf: 5851031 bytes, checksum: cb5ecb91a1143a873efd133b7a6ff69d (MD5) Previous issue date: 2013-03-21eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectTradição discursivapor
dc.subjectGênero do discursopor
dc.subjectAnúncio - composição lexical e estruturalpor
dc.subjectDiscursive traditioneng
dc.subjectAdvertisementeng
dc.subjectLexicaleng
dc.titleAttenção!!! Vende-se saúde: tradições discursivas em anúncios sobre medicamentos nos jornais paraibanos dos século XIXpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Aldrigue, Ana Cristina de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2430513636208029por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894794218549739por
dc.description.resumoEste estudo consiste em identificar e analisar as tradições discursivas presentes no gênero anúncio de medicamentos e similares de alguns jornais paraibanos do século XIX, ressaltando a importância do contexto histórico-social e econômico da época. Para tanto, utilizamo-nos das teorias das Tradições Discursivas, criadas a partir das ideias de Coseriu (1979) que serviram como base para o desenvolvimento de pesquisas provenientes de outros autores, tais como Koch (1997), Oesterreicher (1999), Kabatek dentre outros e da enunciação (BAKTHIN, 1992 [1979]), observando a natureza dialógica da língua presente no gênero do discurso anúncio, caracterizando-o e verificando sua evolução histórica através dos tempos. O corpus coletado pertence à obra Quem o pretender comprar dirija-se a... , de Aldrigue; Nicolau (2009) e os periódicos utilizados para a realização dessa pesquisa foram: Jornal O Publicador (1862), Jornal da Parahyba (1875), Jornal O Mercantil (1883 e 1884), Jornal O Estado da Parahyba (1891), Jornal O Parahybano (1892) e Jornal A União (1893). A análise revelou que, embora grandes transformações tenham ocorrido entre os séculos XIX e XXI, alguns traços linguísticos relacionados aos anúncios publicitários permanecem, dentre eles a linguagem apelativa, dotada de adjetivações e de advérbios, além da presença recorrente das categorias de análise que se referem à remissão à autoridade, às indicações medicamentosas, à posologia e ao modo de usar, à composição do produto bem como sua apresentação e ao estabelecimento comercial em que se é vendido o produto. Em contrapartida, no que se refere às composições lexicais e estruturais dos anúncios, detectamos algumas mudanças, quando comparamos com a atualidade, devido às inúmeras criações tecnológicas e aos infinitos suportes textuais a que somos expostos diariamente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14974/ArquivoTotalIsabella.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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