Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, João Paulo da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:04Z-
dc.date.available2010-01-12-
dc.date.available2018-07-21T00:20:04Z-
dc.date.issued2009-03-16-
dc.identifier.citationFERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417-
dc.description.abstractWriting skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2840704 bytes, checksum: e8e6d81e10053890a1b92d1d349a2497 (MD5) Previous issue date: 2009-03-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2840704 bytes, checksum: e8e6d81e10053890a1b92d1d349a2497 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2127 bytes, checksum: 6b6e4304c3ed9c0334f1df2c1c243d82 (MD5) Previous issue date: 2009-03-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAtividades de linguagempor
dc.subjectgêneros textuais e escritapor
dc.subjectinteraçãopor
dc.subjectLanguage activitieseng
dc.subjecttextual skills and writingeng
dc.subjectinteractioneng
dc.titleEra uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escritapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094por
dc.description.resumoA produção de textos nas escolas tem sido pauta de muitas discussões acadêmicas em busca por métodos que venham amenizar problemas presentes nesse contexto. Tais discussões têm permitido novos olhares para velhos problemas, além de uma relação estreita entre perspectivas teóricas que possibilitam compreender e buscar meios possíveis de implementação para o ensino-aprendizagem da língua materna. O nosso objetivo neste trabalho é abordar questões sobre os gêneros textuais e suas contribuições para as práticas sociais de linguagem no ambiente escolar. Desta forma, apontamos sua pertinência à proposta da sequência didática desenvolvida por Schneuwly e Dolz (2004). Para compreensão da perspectiva teórica e dos aspectos práticos da linguagem, tomamos o gênero textual conto e algumas versões parodiadas, de modo a observar sua contribuição para o desenvolvimento da ação humana, relatadas através de atividades de linguagem na produção escrita.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14992/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.