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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNegromonte, Suzan Kelly-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:03Z-
dc.date.available2010-01-21-
dc.date.available2018-07-21T00:20:03Z-
dc.date.issued2009-02-26-
dc.identifier.citationNEGROMONTE, Suzan Kelly. As práticas de leitura presentes na população carcerária do presídio de Igarassu. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6420-
dc.description.abstractThe actual work aimed to investigate the reading practice present among the jail population in Igarassu Penitentiary. It was necessary to conceive a theory revision of three reading conceptions: cognitive, socio interaction and discursive. Being aware of that the social environment influences directly the reading act from that people, we used the theory notes from the socio interaction perspective that identify the peculiarities in the proper activity of senses construction in the relation among author, reader and text. Among the bookish linking to reading, we used Kleiman (2007), Kato (2007), Bakhtin (1999), Antunes (2005), Koch (2005) e Orlandi (2006). With the purpose of analyzing the instruction degree of the prisoners, we did a deep analysis in the Soares s (1998), Costa s (2000) and Correa & Saleh s (2007) literatures that approached the instruction events in the social institutions and the relation between instruction and alphabetization. Independently from the social environment that occurs the instructions events, there is an inter subjective quality process between the subject and the language, by the dialogic nature that the word contains, as Bakhtin (1999) assures. In order to validate this study, we used the methodological procedures of the field research, inquiring into and the one that appeal to the qualitative analysis criteria. From the observations, we summarized our data to the individuals that attend school and the library, trying to delineate the prisoners reading profile. Following, in order to evaluate the prisoners instructions level, we reduced our data to only five interviewees, who were previously selected by the teaching staff to interpret five texts from different genders and themes. After analyzing the obtained results, we believe that a set of public policies assisted by the reading process can be useful as a model to others prisons units of Pernambuco State in order that the re-socialization process naturally occurs.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectRessocializaçãopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectInstructioneng
dc.subjectRe-socializationeng
dc.titleAs práticas de leitura presentes na população carcerária do presídio de Igarassupor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094por
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou investigar as práticas de leitura presentes na população carcerária do Presídio de Igarassu. Para tanto, foi necessário fazer uma revisão teórica de três concepções da leitura: cognitivista, sociointeracionista e discursiva. Ao perceber que o meio social influencia diretamente no ato de ler daquelas pessoas, utilizamos os apontamentos teóricos da perspectiva sociointeracionista, que identificam as peculiaridades na própria atividade de construção dos sentidos na relação entre autor, leitor e texto. Dentre os estudiosos ligados à leitura, utilizamos Kleiman (2007), Kato (2007), Bakhtin (1999), Antunes (2005), Koch (2005) e Orlandi (2006). Com o intuito de analisar o grau de letramento dos detentos, fizemos um aprofundamento nas literaturas de Soares (1998), Costa (2000) e Correa & Saleh (2007) que abordavam os eventos do letramento nas instituições sociais e a relação entre o letramento e a alfabetização. Independente do meio social em que ocorre o evento do letramento, há entre o sujeito e a linguagem um processo de intersubjetividade, pelo caráter dialógico que a palavra possui, como assevera Bakhtin (1999). Para validar este estudo, utilizamos os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo, exploratória e que recorre aos critérios de análise qualitativa. A partir das observações, resumimos nosso corpus aos indivíduos que freqüentavam a escola e a biblioteca, buscando traçar o perfil de leitura dos encarcerados. Em seguida, para avaliar o nível de letramento dos detentos, reduzimos nosso corpus para apenas cinco entrevistados, que foram previamente selecionados pelo corpo docente para interpretar cinco textos, de diferentes gêneros e temáticas. Após analisar os resultados obtidos, acreditamos que um conjunto de políticas públicas subsidiadas pela leitura pode servir de modelo para as demais unidades prisionais do Estado de Pernambuco a fim de que o processo de ressocialização ocorra naturalmente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14986/arquivototal.PDF.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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