Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalaquias, Aline da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:07Z-
dc.date.available2014-09-10-
dc.date.available2018-07-21T00:20:07Z-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Aline da Silva. O trabalho com as capacidades linguístico-discursivas no ensino médio: por um ensino de gramática mais reflexivo. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6441-
dc.description.abstractAfter about sixteen years since the publication of Parâmetros Curriculares Nacionais, we can say that we are experiencing a transitional period in the teaching of Portuguese language marked mainly by theoretical and methodological contradiction with regard to the relationship between the classes of textual production, primarily from the perspective of genres of text and grammar lessons in a prism essentially theoretical and classificatory. We recognize and check that this contradiction has been reflected in the texts of the vestibular candidates, thereby this paper aims, firstly, to evaluate how the candidates are mobilizing linguistic aspects in the text considering the communicative situation and, secondly, it aims to prepare proposals for activities in a epilinguistic perspective that work the possible difficulties encountered in the analyzed texts. Therefore, the Applied Linguistic emerges as a magnified reflection about the teaching of language and society (MOITA LOPES, 2009), and Interactionism Socio discursive (ISD) as theoretical and methodological base that sets up the concept of language that underlies us to understand the role of linguistic knowledge mobilized in textual constitution and the text as communicative action of human (BRONCKART, 2006; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; CRISTOVAO, 2007; PEREIRA, 2009; among others). Considering this paper as qualitative, documentary, interpretative and explanatory research, we seek in twenty-two textual productions of Selection Process Series 2012 of the Federal University of Paraíba the representative corpus of our issue, observing variables of courses and proposals of writing to order to locate the analysis. In conclusion, we certificate that large number of candidates had difficulty articulating structures of subordination and we elaborated, among other activities, that some could be alternative to work them.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3940319 bytes, checksum: 76efc1b33ddbf7b70de45b9b33fbd377 (MD5) Previous issue date: 2013-03-08eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3940319 bytes, checksum: 76efc1b33ddbf7b70de45b9b33fbd377 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-03-08en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAulas de produção textualpor
dc.subjectAulas de gramáticapor
dc.subjectCapacidades de linguagempor
dc.subjectTextual production lessonseng
dc.subjectGrammar lessonseng
dc.subjectCapacities of languageeng
dc.titleO trabalho com as capacidades linguístico-discursivas no ensino médio: por um ensino de gramática mais reflexivopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016063567265976por
dc.description.resumoApós cerca de dezesseis anos da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, podemos dizer que estamos vivenciando um período de transição no ensino de Língua Portuguesa no Brasil marcado principalmente pela contradição teórica e metodológica no que se refere à articulação entre as aulas de produção textual, prioritariamente na perspectiva dos gêneros de texto, e as aulas de gramática, em um prisma essencialmente teórico e classificatório. Reconhecendo e mesmo verificando que essa contradição tem sido refletida nos textos dos candidatos a vestibulares, ou seja, dos estudantes, este trabalho pretende, por um lado, avaliar de que modo os candidatos estão mobilizando os conhecimentos linguísticos no texto com vistas à situação comunicativa e, por outro, elaborar propostas de atividades, que trabalhem as possíveis dificuldades encontradas nos textos analisados, em uma perspectiva epilinguística. Para tanto, a Linguística Aplicada surge como direcionamento à uma reflexão ampliada sobre ensino de língua e sociedade (MOITA LOPES, 2009), e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), como base teórico-metodológica que configura toda a noção de língua que nos embasa para compreender o papel dos conhecimentos linguísticos mobilizados na constituição textual e do texto como agir comunicativo do humano (BRONCKART, 2006; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; CRISTOVAO, 2007; PEREIRA, 2009; dentre outros). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa documental de cunho interpretativo/explicativo, buscamos, em vinte e duas produções textuais do Processo Seletivo Seriado 2012 da Universidade Federal da Paraíba, o corpus representativo da nossa problemática, observando variáveis de curso e de proposta de redação a fim de melhor localizarmos a análise. Atestamos, em conclusão, que grande número dos candidatos apresentou dificuldades em articular estruturas por subordinação e elaboramos, dentre outras atividades, algumas que poderiam ser alternativa para trabalhá-las.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15002/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.