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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6443
Tipo: Dissertação
Título: O agir docente em relatórios de estágio de língua inglesa: o que dizem professores em formação inicial
Autor(es): Sousa, Renata Ferreira de
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como as representações sobre o trabalho docente são construídas a partir do agir do professor regente e do agir do professor em formação nos relatórios de estágio. Nossa pesquisa se insere no grande panorama da Linguística Aplicada (LA) no que concerne ao caráter interdisciplinar, pois utilizamos o aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que atribui à linguagem um papel fundamental para se entender o desenvolvimento humano (BRONCKART, 2006; 2008; [1999]2009), como também os aportes teóricos das Ciências do Trabalho, tais como a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004) e a Clínica da Atividade (CLOT, [1999]2007), que, igualmente, norteiam nossas reflexões, estando alicerçadas nos pressupostos do programa teórico do ISD. Nosso corpus constitui-se de dezesseis relatórios produzidos por alunos da disciplina de Estágio Supervisionado V do curso de Letras Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Objetivamos, a partir do estudo desses textos, identificar como as representações do agir docente são evidenciadas nos relatórios a partir das prescrições e do real da atividade. Os dados nos mostraram que existe uma maior descrição e avaliação do agir do professor regente em detrimento do agir do professor em formação; que o trabalho prescrito pelo professor regente é quase sempre reconfigurado pelo professor em formação; e que o real da atividade do estagiário ainda é pouco evidenciado e discutido nos relatórios. O estudo aponta para uma necessidade de se implementar o encaminhamento fornecido pelo professor formador do estágio no sentido a favorecer discussões sobre o agir do professor em formação que revelem o real de sua atividade e para que o gênero acadêmico relatório de estágio seja entendido mais como um instrumento reflexivo e menos como uma ferramenta avaliativa.
Abstract: This study aims at analyzing how teachers in pre-service practice represent teaching in internship reports taking into consideration their own work and the in-service teachers' work. Our research is featured by the transdisciplinary approach of Applied Linguistics (AL) since it was adopted the views of the Sociodiscursive Interactionism (SDI) which conceives that language has a fundamental role in the understanding of human development (BRONCKART, 2006; 2008; [1999]2009), as well as the views of the Sciences of Work, such as the Activity Ergonomics (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004) and the Activity Clinic (CLOT, [1999]2007), which are disciplines compatible with the former theory. Our data consist of sixteen reports written by students of the Supervised Internship V module of the undergraduate course of Letras Inglês (Modern Languages - English) of the Federal University of Paraiba. Our goals in analyzing these texts were to identify the representations of the teaching work in relation to how the prescriptions and the real activity were made explicit in the reports. These texts have shown that there is a more wide-ranging description and evaluation of the in-service teachers' work in relation to the pre-service teacher s; that the work prescribed by the in-service teacher is almost always reformulated by the pre-service teacher; and that the pre-service teachers' real activity is still sparsely discussed in the reports. The study reveals the need to implement the guidelines given by the supervised internship teacher in order to foster discussions about the pre-service teachers' work that unveils the real activity. The study also brings to light the need of having the supervised internship report as an academic genre to be understood more as a reflexive mechanism and less as an evaluation tool.
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Interacionismo Sociodiscursivo
Trabalho docente
Formação Inicial
Relatórios de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa
Applied Linguistics
Sociodiscursive Interactionism
Teacher work
Initial training
English Language Supervised Internship reports
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: SOUSA, Renata Ferreira de. O agir docente em relatórios de estágio de língua inglesa: o que dizem professores em formação inicial. 2014. 435 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6443
Data do documento: 27-Mar-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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