Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6444Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Fabio Pessoa da | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:43:08Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:20:05Z | - |
| dc.date.available | 2014-10-08 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:20:05Z | - |
| dc.date.issued | 2008-06-20 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Fabio Pessoa da. Letramento escolar: atividades de escrita na aula de língua materna e suas relações com a formação docente. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6444 | - |
| dc.description.abstract | The teaching-learning process of mother tongue should be seen as a continuous process and accomplished by the use of different texts, for reading and for production. The school lettering is the opportunity that the student has in the school to develop his linguistic abilities and, mainly, textual. As the texts are organized in the form of genres of texts, these should be adopted as object of study/teaching, once they materialize the language actions imputable to an agent-producer, social and historically delimited, always in a social-interactional vision of the language. Those language actions suffer influences of the production contexts and they correspond to the speakers' communicative needs, in a certain social-discursive formation and they interfere directly in the textual production that is the linguistic materialization of those actions. Based on this theoretical-methodological perspective, the present study had for general objective to observe the activities of writings developed by the teachers in the classes of mother tongue, taking for base their educational formation concerning to the teaching in the perspective of the lettering. For this, we have selected six teachers who work in public and private schools and we gave them a questionnaire containing questions about the lettering practices that they develop in classroom, in other words, the writing activities that they provide to the students. We also questioned them about their educational formation. Ally to all this, we observed four classes of each one of the participant teachers in order to confront the speeches with the school practice and we wanted to analyze in a more consistent way all the information collected in the research. Those analyses explained in this text are orientated by the Social-discursive Interaction (from now SDI) and by theoretical reflections that show the need of a school teaching of mother tongue in the perspective of the lettering. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:43:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 643723 bytes, checksum: ea471e07eff860bcd328ff25a2e24be2 (MD5) Previous issue date: 2008-06-20 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 643723 bytes, checksum: ea471e07eff860bcd328ff25a2e24be2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2209 bytes, checksum: 8cbd22fc785166b632c7884ca5323bdb (MD5) Previous issue date: 2008-06-20 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
| dc.subject | Língua Materna | por |
| dc.subject | Letramento | por |
| dc.subject | Gêneros Textuais | por |
| dc.subject | Formação | por |
| dc.subject | Professor | por |
| dc.subject | Teaching-learning | eng |
| dc.subject | Mother Tongue | eng |
| dc.subject | Lettering | eng |
| dc.subject | Textual Genres | eng |
| dc.subject | Formation | eng |
| dc.subject | Teacher | eng |
| dc.title | Letramento escolar: atividades de escrita na aula de língua materna e suas relações com a formação docente | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Regina Celi Mendes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160922992921094 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3388743580231940 | por |
| dc.description.resumo | O ensino-aprendizagem de língua materna deve ser visto como um processo contínuo e realizado mediante a utilização dos diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção. O letramento escolar é a oportunidade que o aluno tem de, na escola, desenvolver suas habilidades lingüísticas e, principalmente, textuais. Haja vista os textos estarem organizados sob a forma de gêneros de textos, estes devem ser adotados como objeto de estudo/ensino, uma vez que materializam as ações de linguagem imputáveis a um agente-produtor, social e historicamente delimitado, sempre numa visão sócio-interacionista da linguagem. Essas ações de linguagem sofrem influências dos contextos de produção e correspondem às necessidades comunicativas dos falantes, numa dada formação sócio-discursiva e acabam por interferir diretamente na produção textual que é a materialização lingüística dessas ações. Tendo em vista, pois, essa perspectiva teórico-metodológica, o presente estudo teve por objetivo geral observar as atividades de escritas desenvolvidas pelos professores nas aulas de língua materna, em turmas do 9º ano do ensino fundamental, tomando por base a sua formação docente no que diz respeito ao ensino na perspectiva do letramento. Para tanto, selecionamos seis professores pertencentes às redes pública e privada de ensino e lançamo-lhes um questionário contendo indagações sobre as práticas de letramento que costumam desenvolver em sala de aula, ou seja, as atividades de escrita que proporcionam junto aos alunos. Também lhes questionamos sobre sua formação docente. Aliado a tudo isso, observamos quatro aulas de cada um dos professores participantes a fim de confrontarmos os discursos com a prática escolar e podermos analisar de forma mais consistente todas as informações coletadas na pesquisa. Essas análises explicitadas neste texto são norteadas à luz do Interacionismo Sócio-discursivo (doravante ISD) e de reflexões teóricas que apontam para o ensino escolar de língua materna na perspectiva do letramento. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Linguística | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14995/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 628,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
