Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Soares, Maria Zuleide Abrantes | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:43:09Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:20:09Z | - |
| dc.date.available | 2014-10-27 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:20:09Z | - |
| dc.date.issued | 2014-07-14 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3100531 bytes, checksum: bd8a80c493b4c8cf4face57db526d7b0 (MD5) Previous issue date: 2014-07-14 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3100531 bytes, checksum: bd8a80c493b4c8cf4face57db526d7b0 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2121 bytes, checksum: b883cbd810cdcfc404c4c5435c4e9ffe (MD5) Previous issue date: 2014-07-14 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Avaliação | por |
| dc.subject | Produção textual | por |
| dc.subject | Ciclo de alfabetização | por |
| dc.subject | Evaluation | eng |
| dc.subject | Textual Production | eng |
| dc.subject | Cycle literacy | eng |
| dc.title | A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Faria, Evangelina Maria Brito de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1042071001002488 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1879498293041340 | por |
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo geral analisar as concepções e as práticas avaliativas do professor frente aos desvios dos alunos do Ciclo de Aprendizagem (correspondente ao 1o, 2o e 3o anos, denominado também de Ciclo de Alfabetização) na produção textual escrita. Para isso, nos apoiamos teoricamente em autores como: Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002), Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995), Perrenoud (1991), Estebam (2003), Soares (1998, 2004) Ferreiro, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), Dolz e Schneuwly(2004), entre outros. Nosso trabalho defende uma abordagem sociointeracionista de língua, uma concepção de avaliação na perspectiva formativa e desenvolveu uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, que foi realizada numa escola pública municipal de João Pessoa, com uma professora que leciona no 2o ano do Ciclo de Aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação em sala de aula, entrevista gravada em aúdio e recolhidas práticas de produção escrita dos cadernos de dois alunos, para a coleta de dados, que foram analisados a partir da proposta do PNAIC, Programa de Formação Continuada lançado no ano de 2012 pelo MEC para os alfabetizadores dos sistemas de ensino público do país. O resultado das análises aponta que apesar dos avanços no discurso da professora, mesmo que timidamente efetivados na sua prática pedagógica, ainda existem desafios na transposição didática, na perspectiva de um ensino reflexivo, pelo menos no que diz respeito à produção textual escrita. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Linguística | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15008/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
