Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6450
Tipo: | Dissertação |
Título: | O tratamento da variação linguística no ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Silva, Ercilene de Azevedo |
Primeiro Orientador: | Silva, Camilo Rosa |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo sobre o tratamento da variação linguística em turmas da educação básica ensino fundamental (séries finais) e do ensino médio (EJA e regular) em uma escola pública estadual. Sob a ótica funcionalista, sobretudo com base no viés da sociolinguística, realizamos uma revisão teórica sobre a variação e o preconceito linguístico. Desse modo, amparados em estudos realizados por Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), entre outros pesquisadores, resenhamos os pressupostos teóricos relacionados aos PCN, a partir dos quais procedemos à análise de observações e entrevistas realizadas com quatro professoras de língua portuguesa. Nosso objetivo foi verificar se a prática pedagógica dessas professoras encontra-se pautada em um ensino produtivo, inovador, que considera as diversas variedades da língua ou se se encontra preso a uma perspectiva prescritivista, de base normativa, que não leva em consideração o conhecimento linguístico que difere da linguagem considerada ―culta‖, ―padrão‖. Nossos resultados apontam que a maior parte das professoras informantes desta pesquisa reconhecem a existência das variedades linguísticas, compreendem a questão da adequação da fala aos contextos de uso, mas defendem que a norma culta, mais prestigiada socialmente, deve ser o único objeto de conhecimento tratado pela escola. Sendo assim, não se encontram sintonizadas com a necessidade de atualização demandada pelo ensino de língua portuguesa, e continuam a efetivar um ensino dissociado do que preceituam os PCN, o que pode ser sinal de um desencontro entre conhecimento teórico e prática pedagógica. |
Abstract: | This dissertation presents a study about the treatment of linguistic variation in classes from basic education fundamental study (final series) and from high school (EJA and regular) at a state public school. From the functionalist standpoint, especially based on sociolinguistics, we realize a theoretical review about the variation and the linguistic prejudice. Thus, considering studies realized by Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), among other researchers, we review the theoretical assumptions related to the PCN, from which we proceed to the analysis of observations and interviews realized with four teachers of Portuguese language. Our objective was to verify if the pedagogical practice of these teachers is guided by a productive and innovative teaching, which considers the diverse varieties of language or if it is limited to a prescriptive perspective, from a normative base, that do not consider the linguistic knowledge that differs from the language known as ―cult‖, ―standard‖. Our results point that the major part of the teachers informant of this research recognize the existence of linguistic variations, comprehend the matter of the adequacy of speech to the contexts of use, but defend that the cult norm, with more social prestige, must be the only object of knowledge treated by school. Thereby, they are not aligned with the necessity of actualization demanded by the teaching of Portuguese language, and continue to execute a teaching disassociated from the PCN, what can be a sign of discrepancy between the theoretical knowledge and the pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Ensino de língua materna Variação linguística Preconceito linguístico Mother language teaching Linguistic variation Linguistic prejudice |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Citação: | SILVA, Ercilene de Azevedo. O tratamento da variação linguística no ensino de língua portuguesa. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6450 |
Data do documento: | 25-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.