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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6461
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGadelha, Luisa de Araujo Pereira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:14Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:32Z-
dc.date.available2014-11-05-
dc.date.available2018-07-21T00:20:32Z-
dc.date.issued2012-04-20-
dc.identifier.citationGADELHA, Luisa de Araujo Pereira. Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6461-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the coreferential processing of learners of a L2 (french) in three proficiency levels (beginner, intermediate, advanced) and compare them with native french speakers. It will be analyzed the extent to which the proficiency influences the processing of the L2 in the specific phenomenon of Repeated Name Penalty (Gordon & Chan 1995, Gordon & Hendrick, 1998; Chambers & Smyth, 1998) and Informational Load Hypothesis (Almor, 1999), besides relating the processing of the L2 Shallow Structure Hypothesis (Felser, 2006) and the Declarative/Procedural Model (Ullman, 2001). Two self-observation reading experiments were applied. In the first experiment, we analyzed the reading times for pronouns and repeated names in retrieved anaphoric in the subject position with learners from the three proficiency levels. The results show that each level of proficiency presents a pattern processing. The second experiment was applied to native speakers of French language and reading times compared with the performance of learners of an advanced level in the first experiment. There was a difference in processing between the two groups, although both suffer repeated name penalty, concerning the processing time; Learners process slower than natives, confirming the Shallow Structure Hypothesis and the Declarative/Procedural Model.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1762262 bytes, checksum: 48f6d4351d028ae118fd26095d9b1f42 (MD5) Previous issue date: 2012-04-20eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectProcessamento correferencialpor
dc.subjectProcessamento de L2por
dc.subjectPenalidade do nome repetidopor
dc.subjectCoreferencial Processingeng
dc.subjectL2 processingeng
dc.subjectRepeated Name Penaltyeng
dc.titleProcessamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leitão, Márcio Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2937822048370599por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7892909590751434por
dc.description.resumoEste trabalho pretende investigar o processamento correferencial de aprendizes de L2 (francês) em três níveis de proficiência (iniciante, intermediário, avançado) e compará-los com falantes nativos de francês. Analisaremos até que ponto a proficiência influencia o processamento da L2 no fenômeno específico da Penalidade do Nome Repetido (Gordon & Chan 1995, Gordon & Hendrick, 1998; Chambers & Smyth, 1998) e Hipótese da Carga Informacional (Almor, 1999), além de relacionar o processamento da L2 com a Hipótese da Estrutura Rasa (Felser, 2006) e o Modelo Declarativo-Procedural (Ullman, 2001). Foram aplicados dois experimentos de leitura automonitorada. No primeiro experimento, analisamos os tempos de leitura de pronomes e nomes repetidos em retomadas anafóricas na posição de sujeito com os aprendizes dos três níveis de proficiência. Os resultados mostram que cada nível de proficiência apresenta um padrão de processamento. O segundo experimento foi aplicado com falantes nativos de língua francesa e os tempos de leitura comparados com o desempenho dos aprendizes de nível avançado no primeiro experimento. Observou-se uma diferença de processamento entre os dois grupos, embora ambos sofram penalidade do nome repetido, no que concerne ao tempo de processamento; os aprendizes processam de maneira menos rápida que os nativos, confirmando a Hipótese da Estrutura Rasa e o Modelo Declarativo-Procedural.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15093/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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