Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Angelica Torres Vilar de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:14Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:14Z-
dc.date.available2014-12-16-
dc.date.available2018-07-21T00:20:14Z-
dc.date.issued2014-04-09-
dc.identifier.citationFARIAS, Angelica Torres Vilar de. A literatura infantil como prática de letramento através da oralidade. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6464-
dc.description.abstractReading is a theme frequently discussed in researches and in the academic environment. We intend with the present research, to analyze and reflect about the reading of infant literature which text are written as recreations of the oral textual genre that Cascudo (1984, p. 329) classifies as Cumulative Tale, in which refers to its approach, in the intention of literacy, in classes from fundamental teaching I. Specifically we intent to research about the oral expression and oral genres present in books of infant and juvenile literature founded at MEC libraries in public schools from Taperoá. We consider making a survey of books which texts would be ‗inspired or that revisited the thematic or the forms of oral expression of popular culture. We aimed to point representations of oral expression (explicit of implicit) in the texts chosen for analysis. This choice conducted the research to the analysis of these books, in the sense of support a pedagogical work, in the classroom, in order to increase the student s literacy process. It was observed, among other aspects referent to the oral expression in the classroom, that the mediation of reading realized by the teacher, with reading activities, will collaborate to these results. In this study, we are based in assumptions of Kleiman (1995, 2005, 2012), Geraldi (1996, 1997, 2001), Soares (2000, 2003, 2004, 2012), Dolz & Schneuwly (2004), Marcuschi (1997, 2001, 2003, 2005, 2010), Ong (1998) and Zumthor (2003, 2010). From a more ample universe of research, we analyzed a selection of four books of infant literature, which texts can be classifies as cumulative tales. The book s analysis provided an amplification of our vision about the importance of the oral expression that can be developed from readings of infant literature, in the literacy process of a subject.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2139146 bytes, checksum: 9e187e84e45b7764d32fd45fab5ae376 (MD5) Previous issue date: 2014-04-09eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2139146 bytes, checksum: 9e187e84e45b7764d32fd45fab5ae376 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2178 bytes, checksum: 2092c4a170d31d35be61f665ce9c52df (MD5) Previous issue date: 2014-04-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectConto Acumulativopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectOral Expressioneng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectCumulative Taleeng
dc.titleA literatura infantil como prática de letramento através da oralidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abreu, Maria Claurênia Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511004575120088por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2928436036801860por
dc.description.resumoA leitura é um tema frequentemente discutido no seio da sociedade e abordado em pesquisas, no meio acadêmico. Pretendemos, com a pesquisa que culmina com este trabalho, refletir sobre leitura de livros de literatura infantil cujos textos são redigidos como recriações do gênero textual oral que Cascudo (1984, p. 329) classifica como Conto Acumulativo, no que se refere à sua abordagem, na intenção do letramento, em turmas de ensino fundamental I. Especificamente, intencionamos pesquisar sobre oralidade e gêneros orais presentes em livros de literatura infantil e juvenil pertencentes ao acervo das bibliotecas do MEC, em escolas públicas de Taperoá. Consideramos fazer um levantamento dos livros cujos textos seriam inspirados ou revisitam temáticas ou formas orais de dizer da cultura popular. Buscamos apontar representações significativas de oralidade (explícitas ou implícitas) nos textos escolhidos para análise. A análise contemplou possibilidades de esses livros apoiarem um trabalho pedagógico, na sala de aula, com vistas a desenvolver atividades visando o letramento dos alunos, ou seja, observar a mediação do professor durante a leitura no sentido de favorecer esses resultados. Para tanto, baseamo-nos em estudos como os de Kleiman (1995, 2005, 2012), Geraldi (1996, 1997, 2001), Soares (2000, 2003, 2004, 2012), Dolz & Schneuwly (2004), Marcuschi (1997, 2001, 2003, 2005, 2010), Ong (1998) e Zumthor (2003, 2010). De um universo mais amplo pesquisado, ficou estabelecido um recorte de quatro livros de literatura infantil, cujas características os classificam como contos acumulativos. A análise dos livros à luz da mediação de leitura em sala de aula do Ensino Fundamental I demonstrou a importância das atividades orais que podem ser desenvolvidas utilizando livros de literatura infantil no processo de letramento das crianças envolvidas nesse processo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15028/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.