Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Gerthrudes Hellena Cavalcante de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:15Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:16Z-
dc.date.available2015-02-13-
dc.date.available2018-07-21T00:20:16Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.citationARAUJO, Gerthrudes Hellena Cavalcante de. O professor de língua inglesa no ensino médio: normas, práticas e reflexões à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6465-
dc.description.abstractThe performance of an English language teacher in high schools, as well as of any worker, is regulated by course plans, governmental rules, decisions of coordinators and school directors, among other guidelines. However, teachers are not mere reproducers of the norms, as they are professionals who reflect on all aspects of their practice in order to reconfigure it when appropriate (PERRENOUD, 2002; MEDRADO, 2008; BÁRBARA e RAMOS, 2009; PIMENTA e GHEDIN, 2012). Looking for representations of guidelines in the speech of high school English language teachers, this study investigates how mutual collaboration contributes to the definition and understanding of the praxeological dimension of the collective of professionals the teachers belong to. Taking oral texts produced in reflective sessions as corpus for analysis, the discussion proposed in this study is supported by the theories and methodologies from the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO, BRONCKART, 2009), but it also considers the principles and concepts of the Clinic of Activity (CLOT, 2006; 2010), when discussing issues relating to the professional genre, collective work and guidelines. The discussion signals to the fact that the reflective attitude of the teachers participating in this research has contributed not only to reveal their representations in relation to their praxis, but also to their own continuing education and the strengthening of the collective of professionals.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2006503 bytes, checksum: f2ed3cb9c9c944804e5211916d07a7de (MD5) Previous issue date: 2014-12-04eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2006503 bytes, checksum: f2ed3cb9c9c944804e5211916d07a7de (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4357 bytes, checksum: 33ef5d286055aad0520130cabd0d9d6a (MD5) Previous issue date: 2014-12-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPrescriçõespor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopor
dc.subjectGuidelineseng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectSocio-discursive Interactionismeng
dc.titleO professor de língua inglesa no ensino médio: normas, práticas e reflexões à luz do interacionismo sociodiscursivopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414037517327998por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6672210522148026por
dc.description.resumoA atuação do professor de língua inglesa no Ensino Médio, assim como a de qualquer trabalhador, é orientada por planos de curso, diretrizes governamentais, decisões de coordenadores e diretores, dentre outras prescrições. Contudo, os professores não são apenas meros reprodutores das normas, pois são profissionais que refletem sobre os aspectos que envolvem sua prática de forma a reconfigurá-la quando oportuno (PERRENOUD, 2002; MEDRADO, 2008; BÁRBARA e RAMOS, 2009; PIMENTA e GHEDIN, 2012). Buscando as representações das prescrições no discurso do professor de língua inglesa no Ensino Médio, a presente pesquisa investiga de que forma a colaboração mútua contribui para a construção da definição e compreensão do agir do coletivo do qual os docentes fazem parte. Tomando textos orais produzidos em sessões reflexivas como corpus para nossas análises, a discussão que propomos baseia-se no construto teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO, BRONCKART, 2009), como também considera os princípios e conceitos da Clínica da Atividade (CLOT, 2006; 2010), quando abordamos questões relativas ao gênero profissional, coletivo de trabalho e prescrições. A discussão dos resultados apontou para o fato de que a postura reflexiva dos professores participantes da presente investigação contribuiu não apenas para evidenciar suas representações sobre o seu fazer, mas também para a sua própria formação continuada e para o fortalecimento do coletivo de trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15037/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.