Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6468
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização da imagem visual na disciplina língua portuguesa no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Enedina Cristine da |
Primeiro Orientador: | Escalante, Maria Del Pilar Roca |
Resumo: | A necessidade em se comunicar levou o ser humano a criar e a desenvolver várias formas de linguagem e a imagem é uma delas. Presente desde os primórdios, a imagem é um signo que possibilita a construção e a transmissão de saberes tão comuns em um ambiente escolar. Dessa forma, objetivou-se, com este trabalho dissertativo, identificar quais os tipos de imagens visuais que são utilizados na disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio, seguido dos seguintes objetivos específicos: verificar a frequência que é utilizada a imagem visual, em sala de aula, pelo educador que ministra a disciplina Língua Portuguesa; analisar se as imagens utilizadas são as indicadas pelo Currículo ou pelo Livro Didático; verificar a receptividade da imagem pelos educandos; definir qual o objetivo do educador ao fazer uso da imagem visual; verificar se a imagem visual é utilizada para ser interpretada ou na abordagem de algum conteúdo indicado pelo Currículo da disciplina Língua Portuguesa. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se enquanto metodologia qualitativa, a prática de um questionário semiestruturado aplicado a um número de 6 (seis) professores colaboradores que lecionam a disciplina Língua Portuguesa nas séries do Ensino Médio. A quantidade docente especificada corresponde a 3 (três) escolas estaduais do município de Aliança/PE, nosso campo de estudo. Os resultados foram analisados, tendo por fundamentação teórica autores como Lúcia Santaella (2005, 2007, 2008) e Martine Joly (1996) enquanto referências sobre imagem, Ferdinand de Saussure (2006) que aborda a semiologia, Charles Sanders Peirce (1978) que apresenta a semiótica norte-americana e Boris Schnaiderman (2010) que delineia uma discussão sobre a semiótica russa. Observou-se, nas respostas depreendidas, que os tipos de imagens utilizados na disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio são os indicados pelo Livro Didático e pelo Currículo de Português para o Ensino Médio (2012c), além de outras fontes, como sites na internet. A utilização da imagem está mais para ferramenta, na abordagem de um conteúdo, do que ser o próprio conteúdo. |
Abstract: | The need to communicate has led humans to create and develop various forms of language and the image is one of them. Present from the beginning, the image is a sign that allows the construction and transmission of knowledge so common in a school environment. Thus, the objective was with this argumentative work, identify what types of visual images that are used in the discipline Portuguese Language in High School, followed by the following specific objectives: to determine the frequency that the visual image is used in the classroom by educator who teaches discipline Portuguese; analisr if the images used are those indicated by the Curriculum or Textbook; verify the receptivity image by learners; which define the purpose of the educator to make use of the visual image; verify that the visual image is to be construed or used in any content indicated by the discipline Portuguese Language Curriculum approach. To develop the research, it was used as a qualitative methodology, the practice of a semi-structured questionnaire administered to a number of six (6) employees to discipline teachers who teach English Language in high school series. The teacher specified amount corresponds to three (3) state schools in the city of Alliance / PE, our field of study. The results were analyzed, with the theoretical foundation authors as Lucia Santaella (2005, 2007, 2008) and Martine Joly (1996) as references above image, Ferdinand de Saussure (2006) which deals with semiotics, Charles Sanders Peirce (1978) which presents American semiotic Schnaiderman and Boris (2010) which outlines a discussion about Russian semiotics. It was observed in the inferred responses, the types of images used in the discipline Portuguese Language in Secondary Education are appointed by the Textbook and the Portuguese Curriculum for Secondary Education (2012), among other sources, such as web sites. The use of the image is more tool in a content approach, than to be the content itself. |
Palavras-chave: | Imagem Linguagem Docência Image Language Teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Linguística |
Citação: | SILVA, Enedina Cristine da. A utilização da imagem visual na disciplina língua portuguesa no ensino médio. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6468 |
Data do documento: | 8-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.