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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6469
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Madson Góis-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:16Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:34Z-
dc.date.available2015-02-23-
dc.date.available2018-07-21T00:20:34Z-
dc.date.issued2014-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6469-
dc.description.abstractThe studies concerning orality have been re-dimensioned in the linguistic arena debate, departing from the traditional incipient structuralism vision, seeking new routes to categorize voices in its totality. This thesis, in accordance to ethno linguistic and applied linguisticperspective, is oriented towards such principle, bringing into discussion a reflection towards the oral and the written upon Portuguese writer José Saramago ́s literary work, re-thinking concepts such as memory, identity and scripture based on theorists Paul Zumthor, Walter Ong, Deleuze and Derrida, as much as placing speaking as a major component for individuals in the context of a nation and social relations.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectEscriturapor
dc.subjectSaramagopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectOrality, Scripture, Saramago, Cultureeng
dc.titleO cerco da escritura em Saramago: caligrafia das vozes portuguesapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Beliza áurea de Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302760040087237por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401370610146851por
dc.description.resumoOs estudos sobre oralidades e seus aspectos performativos não são desconhecidos. Desde Walter Ong, essa temática provoca discussões na Linguística. Nesta Tese, pesquisa-se a oralidade como recorrência matriz da escritura em José Saramago, reivindicando uma reflexão acerca do oral e do escrito com base na discursividade da obra do escritor, repensando conceitos como memória, identidade e escritura a partir de teóricos como Paul Zumthor, Bhabha, Deleuze e Derrida, ao posicionar a voz como princípio norteador das práticas linguísticas e sociais. O primeiro capítulo evidencia como as vozes trabalhadas por Saramago tecem uma identidade lusófona com base nas relações subjetivas. O segundo capítulo centra-se na arqueologia das vozes em algumas obras do autor, delineando elementos retóricos e proverbiais inerentes ao processo de escritura. O terceiro capítulo problematiza a performanceem manifestação de um texto dramático, ao analisar os desdobramentos do corpo e suas relações sintagmáticas com a voz. O quarto capítulo discute o potencial da escritura e suas relações com a oralidade, bem como os efeitos de especularização na relação voz-escrito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15098/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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