Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ronilson Ferreira dos-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:19Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:12Z-
dc.date.available2010-04-05-
dc.date.available2018-07-21T00:20:12Z-
dc.date.issued2008-03-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Ronilson Ferreira dos. A construção do sentido no gênero canção: Cazuza - uma voz singular no meio plural. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6478-
dc.description.abstractThis research aims at investigating the eroticism construction sense in Cazuza s song, especially, thorough the enunciator subject. The shortage of studies concerning the work of this artist in a linguistic context is what makes this research pioneer in the Brazilian musical field. The corpus is composed of 10 songs, in a chronological order of Cazuza s productions. All this production translates the singular tone of the eroticism revealed by the poet who stands up in the scene of the epoch. The first objective is to develop a linguistic-discursive analysis about the construction forms of the eroticism sense, by the subject, in Cazuza s songs to, then, separate the following ends: to identify the subject importance in the dialogic process of language; to admit the relevance of the voices in the eroticism construction sense and assimilate the ideological interference in the selected songs. The theoretical axis is based in Bakhtin s socio-interactionism (1997) that works with the dialogical subject in a purely social perspective, in which characterizes the voices that speak in the discourses pronounced by the subject. The analysis demonstrates that the eroticism present in this artist s songs naked familiar and personal values intrinsic in man and society, putting them as one beings truth. The conclusion points to a new direction of linguistic analysis from the song gender as also reveals the subject role in the moment that the eroticism is announced in the discourses, as to personal or social order.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 432601 bytes, checksum: 5a34f728580c14834936d79303370194 (MD5) Previous issue date: 2008-03-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 432601 bytes, checksum: 5a34f728580c14834936d79303370194 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2008-03-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectErotismopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectEroticismeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.titleA construção do sentido no gênero canção: Cazuza - uma voz singular no meio pluralpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229756282364483por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9893645763449182por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo averiguar a construção do sentido do erotismo na canção de Cazuza, especificamente, pela voz do sujeito enunciador. A escassez de trabalhos sobre a obra desse artista dentro de um contexto lingüístico é o que torna esta pesquisa pioneira no campo musical brasileiro. O corpus se compõe de dez canções que marcam, numa ordem cronológica, todo o trabalho de Cazuza. O repertório selecionado traduz o tom singular do erotismo revelado pelo poeta que se destaca no cenário da época. O objetivo primeiro é desenvolver uma análise lingüístico-discursiva sobre as formas de construção do sentido do erotismo, pelo sujeito, nas canções para, então, desmembrarmos os seguintes fins: identificar a importância do sujeito no processo dialógico da linguagem; reconhecer a relevância das vozes na construção do sentido do erotismo e apreender a interferência ideológica nas canções selecionadas. O eixo teórico fundamenta-se no sócio-interacionismo de Bakhtin (1997) que trabalha com o sujeito dialógico dentro de uma perspectiva social, na qual se pontuam as vozes que dizem nos discursos proferidos pelos sujeitos. Em face à análise, os valores familiares e pessoais, intrínsecos no homem e na sociedade são revelados como uma verdade dos seres. A conclusão aponta um novo direcionamento de análise lingüística a partir do gênero canção como também revela o papel do sujeito no momento em que o erotismo é enunciado nos discursos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15018/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf422,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.