Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Danielly Lopes de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:19Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:15Z-
dc.date.available2010-04-05-
dc.date.available2018-07-21T00:20:15Z-
dc.date.issued2008-06-26-
dc.identifier.citationLIMA, Danielly Lopes de. A interação professor-aluno na aprendizagem em língua materna. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6479-
dc.description.abstractThe current paper has as its object of study the investigation of teacherstudent s interaction in Portuguese classrooms environment. We intend to demonstrate that the interactional context in which Portuguese classes occur is considered unproductive and that the verbal interaction between teacher and students is like a battle field, because we believe the existing discussions do not help the learning process. The theoretical support of this research centers on the Interactional Sociolinguistics and Verbal Interaction Theory (Bortoni- Ricardo, Koch, Goffman) and on the Zone of Proximal Development Theory (Vygotsky), among others. In order to obtain the trustful results, the data was collected from audio recordings of Portuguese classes and questionnaire answers from teachers and students of two high school second grade groups from a public state school in João Pessoa-PB. The analysis of the data is based in a interpretative methodology which aims to understand how teacher-student interaction occurs in mother tongue classes and how positively this reflects in the learning-teaching process of Portuguese language. The results confirmed that the classroom dialogical interaction is unproductive most of the times, since it does not positively reflect in the learning process of Portuguese language. It was also possible to notice the difficulty that exists in this interactive process, because the classroom, most of the times, reflects the difficult relationship between teacher and student and consequently it influences the teachinglearning process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 650388 bytes, checksum: 43d0446e04debb7e6771c7333537ba20 (MD5) Previous issue date: 2008-06-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 650388 bytes, checksum: 43d0446e04debb7e6771c7333537ba20 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3493 bytes, checksum: c91a51a9a6d23f0c7a4619ebc6c2d671 (MD5) Previous issue date: 2008-06-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSociolingüística Interacionalpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectEnsino- Aprendizagempor
dc.subjectInteractional Sociolinguisticeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectClassroomeng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.titleA interação professor-aluno na aprendizagem em língua maternapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609997224389926por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a investigação da interação professor-aluno em um contexto da sala de aula de Português. Pretendemos demonstrar que o contexto interacional em que ocorrem as aulas de Língua Portuguesa é tido como improdutivo e a interação verbal entre professor e aluno é como um campo de batalhas, pois acreditamos que as discussões existentes não favorecem o processo de aprendizagem. A fundamentação teórica da pesquisa centrou-se na Sociolinguistica Interacional e Interação Verbal (Bortoni-Ricardo, Koch, Goffman) e na Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky), entre outros. Para obter resultados confiáveis, os dados foram coletados a partir de gravações de aulas de Português e de respostas de questionários fornecidas por professores e alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual pública de ensino da cidade de João Pessoa-PB. A análise dos dados é baseada em uma metodologia interpretativa que visa entender como ocorre a interação entre professor-aluno na aula de língua materna e como isso reflete no processo de ensinoaprendizagem. Os resultados confirmaram que a interação dialógica na sala de aula é improdutiva, em sua maioria, pois não reflete positivamente no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa. Constatamos também a dificuldade que existe nesse processo interativo, pois a sala de aula, muitas vezes, acaba refletindo a difícil relação existente entre professor-aluno e, conseqüentemente, influencia o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15033/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf635,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.