Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Medeiros, Neilson Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:43:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:20:34Z | - |
dc.date.available | 2010-05-03 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:20:34Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-09 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Neilson Alves de. A construção da textualidade no gênero regras de jogo em produções orais de crianças da pré-escola. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6482 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to describe how the process of acquisition of oral genre game rules occurs in children from pre-school focusing on the construction of textuality. To do so, we collected data from a classroom of Childhood Education, with children of 4 years old, that elaborate their oral texts. The events listed are developed within activities of a didactic sequence, whose main goal is the teaching of oral genre 'game rules'. For data analysis, we adopted the principles of textuality (cohesion, coherence, intentionality, acceptability, situationality, informativity and intertextuality) as well as the characteristics of the oral genre 'game rules'. In analyzing the data, we observed that the entrance of the child in the genre studied presentes evidences related to the principles of textuality, and the construction of this phenomenon is not equal for all children. Besides that, data point that, to learn the 'game rules', other oral genres come into play as intermediary instruments in this process. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 596259 bytes, checksum: 0cdea032c6f63a8970b90bd45366dc40 (MD5) Previous issue date: 2009-12-09 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 596259 bytes, checksum: 0cdea032c6f63a8970b90bd45366dc40 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2166 bytes, checksum: ac84e8aa10d1bf9060b1c399af23a679 (MD5) Previous issue date: 2009-12-09 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | regras de jogo | por |
dc.subject | gêneros orais | por |
dc.subject | textualidade | por |
dc.subject | fala infantil | por |
dc.subject | game rules | eng |
dc.subject | oral genres | eng |
dc.subject | textuality | eng |
dc.subject | child speech | eng |
dc.title | A construção da textualidade no gênero regras de jogo em produções orais de crianças da pré-escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Evangelina Maria Brito de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1042071001002488 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6665369790497753 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca descrever como o processo de aquisição do gênero oral regras de jogo ocorre em crianças do pré-escolar, centrando-se na construção da textualidade. Para tanto, foram coletados dados referentes a uma sala de aula da Educação Infantil, com crianças de 4 anos de idade, que constroem seus textos orais. Os eventos mencionados desenvolvem-se dentro de atividades de uma sequência didática, cujo principal objetivo consiste no ensino do gênero oral regras de jogo . Para a análise dos dados, adotamos os princípios de textualidade (coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) assim como as características do gênero oral regras de jogo . Ao analisar os dados, foi possível verificar que o ingresso da criança no gênero em questão apresenta indícios relacionados aos princípios de textualidade, sendo que a construção desse fenômeno não é igual para todas as crianças e que, para aprender as regras de jogo , outros gêneros orais entram em cena como intermediadores desse processo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística e ensino | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15096/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 582,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.