Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Neilson Alves de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:20Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:34Z-
dc.date.available2010-05-03-
dc.date.available2018-07-21T00:20:34Z-
dc.date.issued2009-12-09-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Neilson Alves de. A construção da textualidade no gênero regras de jogo em produções orais de crianças da pré-escola. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6482-
dc.description.abstractThis paper aims to describe how the process of acquisition of oral genre game rules occurs in children from pre-school focusing on the construction of textuality. To do so, we collected data from a classroom of Childhood Education, with children of 4 years old, that elaborate their oral texts. The events listed are developed within activities of a didactic sequence, whose main goal is the teaching of oral genre 'game rules'. For data analysis, we adopted the principles of textuality (cohesion, coherence, intentionality, acceptability, situationality, informativity and intertextuality) as well as the characteristics of the oral genre 'game rules'. In analyzing the data, we observed that the entrance of the child in the genre studied presentes evidences related to the principles of textuality, and the construction of this phenomenon is not equal for all children. Besides that, data point that, to learn the 'game rules', other oral genres come into play as intermediary instruments in this process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 596259 bytes, checksum: 0cdea032c6f63a8970b90bd45366dc40 (MD5) Previous issue date: 2009-12-09eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 596259 bytes, checksum: 0cdea032c6f63a8970b90bd45366dc40 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2166 bytes, checksum: ac84e8aa10d1bf9060b1c399af23a679 (MD5) Previous issue date: 2009-12-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectregras de jogopor
dc.subjectgêneros oraispor
dc.subjecttextualidadepor
dc.subjectfala infantilpor
dc.subjectgame ruleseng
dc.subjectoral genreseng
dc.subjecttextualityeng
dc.subjectchild speecheng
dc.titleA construção da textualidade no gênero regras de jogo em produções orais de crianças da pré-escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665369790497753por
dc.description.resumoEste trabalho busca descrever como o processo de aquisição do gênero oral regras de jogo ocorre em crianças do pré-escolar, centrando-se na construção da textualidade. Para tanto, foram coletados dados referentes a uma sala de aula da Educação Infantil, com crianças de 4 anos de idade, que constroem seus textos orais. Os eventos mencionados desenvolvem-se dentro de atividades de uma sequência didática, cujo principal objetivo consiste no ensino do gênero oral regras de jogo . Para a análise dos dados, adotamos os princípios de textualidade (coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) assim como as características do gênero oral regras de jogo . Ao analisar os dados, foi possível verificar que o ingresso da criança no gênero em questão apresenta indícios relacionados aos princípios de textualidade, sendo que a construção desse fenômeno não é igual para todas as crianças e que, para aprender as regras de jogo , outros gêneros orais entram em cena como intermediadores desse processo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15096/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf582,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.